Prefeito e secretário da Saúde visitam UTI pediátrica na Santa Casa

Os dez leitos foram abertos no sábado, 1/7, em Rio Preto

7 de julho de 2023

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o secretário da Saúde, André Baitello, visitaram nesta quinta-feira, 6/7, os dez leitos de UTI pediátricos abertos no último sábado, 1/7. O diretor da Santa Casa, Nadim Cury, acompanhou o prefeito e demais representantes da Secretaria no novo setor.

“É um trabalho coletivo, de união, em favor da saúde pública de São José do Rio Preto, parabéns dr. Nadim”, disse o prefeito. “Pela falta de UTI pediátrica, estamos liberando esses dez leitos, que vão dar respaldo para a cidade”, complementou o diretor do hospital. O secretário da saúde agradeceu a parceria com a Santa Casa e reforçou a necessidade dos leitos.

“Uma ação estratégica e muito importante. É fundamental ter leitos de retaguarda de UTI com essa qualidade de atendimento e que, com certeza, vão ter uma interferência para redução da mortalidade infantil na cidade e em toda a região. Os benefícios virão com o atendimento qualificado que teremos aqui”, afirmou o secretário.

O coordenador de pediatria da Secretaria de Saúde, Antônio Guizilini, também agradeceu a abertura dos leitos, que são os primeiros da rede municipal de saúde para o público infantil. “A classe pediátrica agradece a iniciativa”.

A abertura dos dez leitos de UTI pediátricos foi viabilizada por meio de convênio entre o município e o estado de São Paulo, com anúncio feito em abril com a presença do secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva. Na ocasião, os leitos da Santa Casa estavam sendo organizados.

“Estamos unidos a favor da saúde pública. A Santa Casa, a prefeitura e o governo de São Paulo, através do governador Tarcísio e do secretário Eleuses Paiva”, reforçou o prefeito.

Com a implementação desses leitos, o município busca reduzir a lotação das UPAs e dar celeridade às transferências de crianças que são atendidas nas unidades de pronto atendimento. Além dos dez leitos na Santa Casa, já estão funcionando outros 25 leitos clínicos no Hospital Municipal Dr. Domingo Braile Marcolino, cinco no Hospital João Paulo II e seis no Hospital Beneficência Portuguesa.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto