Prefeito e vice participam de abertura da Semana de Enfermagem, no Teatro Paulo Moura

Mais de 700 pessoas entre profissionais de saúde, enfermeiros, conselheiros, professores e estudantes lotaram o pavimento térreo do Teatro Paulo […]

16 de maio de 2019

Mais de 700 pessoas entre profissionais de saúde, enfermeiros, conselheiros, professores e estudantes lotaram o pavimento térreo do Teatro Paulo Moura, na Swift, nesta quinta-feira (16/5), das 8h às 13h, para o evento comemorativo da Semana da Enfermagem 2019, promovido pelo Coren (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo).

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Edinho Araújo e o vice-prefeito Eleuses Paiva, representando o secretário de Saúde, Aldenis Borin; a coordenadora do evento, professora Clea Rodrigues, representando a presidente do Coren, Renata Prieto; a médica Ana Maria Neves Finochio, representando o diretor da Faculdade de Medicina de Rio Preto, Dulcimar Donizeti de Souza; e a enfermeira Maria Rita Vieira, coordenadora da Enfermagem da Famerp. O encontro também contou com a presença de uma enfermeira canadense, integrante do Rotary Internacional.

Em seu discurso, o prefeito Edinho lembrou a abertura de concurso público, a ser realizado ainda neste ano, citando que, das 353 vagas oferecidas, 204 são destinadas à área da saúde municipal.

Às 9 horas, a professora doutora Rosemeire de Carvalho, conselheira do Coren, fez palestra sobre o tema “Enfermagem – Uma voz para liderar a saúde de todos”, iniciando a programação.

Em seguida, foi iniciado o talk show, tendo como moderadora a Ana Maria Neves Finochio Sabino. Com tema geral “Os sucessos e desafios de realizar a saúde para todos”, foram discutidos os seguintes itens:

• Parto adequado –Sandra Regina de Godoy
• Atendimento pré-hospitalar – enfermeiro Euclides Gonçalves de Oliveira
• Serviço de atendimento domiciliar: enfermeira Andrea Maloni
• Unidade de Queimados: enfermeira Simone Trovo
• Unidade de Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas: enfermeira Ana Carolina Truschi Jacinto
• Cuidados paliativos: enfermeira Cristiane Carvalho.

Às 11h30, logo após o brunch, seguiram-se palestras do professor doutor Randolfo dos Santos Júnior sobre o tema “Estresse e as implicações na saúde mental do profissional” e da enfermeira e coach Ligiane Meirelles, sobre “Autoconhecimento: o caminho para liderar a sua vida.”

Rio Preto conta com 6.512 profissionais de da área de enfermagem, sendo 1.932 enfermeiros.

Cecilia Demian