Prefeito Edinho Araújo decreta luto pela morte de Danilo Santos de Miranda

Filósofo, que dá nome ao Parque Ecológico Sul, foi um dos responsáveis pela internacionalização do então Festival Nacional de Teatro de Rio Preto

30 de outubro de 2023

O prefeito Edinho Araújo decretou nesta segunda-feira, dia 30, luto oficial no município em respeito ao falecimento do filósofo, sociólogo e ex-seminarista Danilo Santos de Miranda. O documento entra em vigor nesta segunda-feira e vigora também na terça, dia 1º, e quarta, dia 2.

Um dos maiores incentivadores da cultura no país, Danilo foi diretor do Sesc São Paulo e sempre se colocou como um parceiro de primeira hora no desenvolvimento de políticas voltadas à disseminação das diferentes manifestações culturais em Rio Preto.

Miranda morreu no domingo, dia 29, aos 80 anos. Natural de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, ingressou no Sesc Paulista (Serviço Social do Comércio) em 1968 e seguia à frente da diretoria regional desde 1984. O velório ocorreu no Sesc Pompeia e, no fim da tarde, a cerimônia de cremação no Cemitério Horto da Paz.

“Convivi com Danilo desde os tempos em que fui prefeito de Santa Fé do Sul. Depois, nossa parceria se consolidou ainda mais como prefeito de Rio Preto, quando da transformação do Festival Nacional de Teatro de Rio Preto para o FIT – Festival Internacional de Teatro. Em reconhecimento pela sua atuação em prol da cultura brasileira, com ele ainda vivo, denominamos o Parque Ecnológico-educativo com o seu nome, além de ter recebido o título de cidadão rio-pretense pela Câmara Municipal”, comentou o prefeito.

À frente do Serviço Social do Comércio, o Sesc, Miranda criou um modelo de fomento que virou referência para políticas públicas de incentivo à cultura em todo o Brasil e estimulou a profissionalização de artistas, curadores e produtores ao estabelecer um sistema transparente, com editais e comissões.

Danilo esteve em Rio Preto no mês de julho, quando foi reinaugurado o parque que leva seu nome, após obras de revitalização e também na abertura oficial do FIT. “Fará uma grande falta. Em respeito ao seu legado, decretei luto oficial de três dias em São José do Rio Preto. A Cultura perde uma de suas referências e um dos maiores incentivadores. Nossos sentimentos aos familiares e toda a família Sesc”, concluiu o prefeito.

Luto estadual

O governador Tarcísio de Freitas também decretou luto oficial de três dias em todo o estado de São Paulo em razão da morte de Danilo Santos Miranda. O ato foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.

Texto: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação (Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado)
Imagens: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto