Prefeito recebe revisão do Plano Municipal para Infância e Adolescência

Documento contém objetivos, metas e ações que garantem bem-estar das crianças e adolescentes propostos pela Abrinq, que oferecem o selo Prefeito Amigo da Criança

31 de outubro de 2023

O prefeito Edinho Araújo recebeu na manhã desta terça-feira, 31, o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), que foi revisado e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na última semana.

O plano faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), promovido pela Fundação Abrinq, desde 1996, que busca mobilizar e apoiar os municípios na implementação de ações e políticas que garantam os direitos das crianças e adolescentes.

“O programa contém metas e objetivos traçados que devem ser cumpridos e apresentados, todos voltados à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Ao final da gestão são avaliados os resultados obtidos pelos municípios e os Prefeitos que registraram avanços recebem o reconhecimento do selo Prefeito Amigo da Criança”, explica a coordenadora de Políticas Públicas da secretaria de Educação e articuladora do PPAC, Leandra Justo Herrera.

De acordo com o prefeito, a expectativa para receber novamente o selo é alta, já que durante toda a gestão diversas secretarias estiveram envolvidas em promover condições e projetos voltados ao bem-estar da criança e adolescente.

“Em todas as minhas gestões esta temática sempre foi prioridade, com objetivo de formular e implementar políticas públicas de forma integrada com todos os setores do governo e da sociedade. Nesta revisão constam os ajustes das metas e as prioridades que foram elencadas e postas em prática para que cada vez mais nosso munício avence em benefício das crianças e adolescentes”, disse Edinho.

Dentre as metas, estão ações de valorização da educação, de alimentação, de práticas esportivas e culturais, além de trabalhos para combate à exploração sexual e abuso infantil, trabalho infantil, campanhas de vacinação.

Com a entrega do Plano revisado para o prefeito, o documento será enviado para análise da Fundação Abrinq que continua acompanhando as ações de implementação e resultados dos projetos. A divulgação do prêmio Prefeito Amigo da Criança deve acontecer no primeiro semestre 2024.

Os planos e metas apresentados são acompanhados pela Comissão Municipal de Avaliação e Acompanhamento do Plano Municipal para Infância e Adolescência composta pelos servidores das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Saúde e CMDCA:

Lucimeire Aparecida Zaniboni
Edimara Carrasco