Prefeitos de 48 cidades da região participam de seminário no Partec

Promovido pela InvestSP, evento em Rio Preto discutiu o uso da tecnologia 5G pelos municípios

4 de abril de 2023

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, lançou em Rio Preto nesta terça-feira, 4/4, o TecnoCidades. O programa tem o objetivo de incentivar e apoiar os municípios na elaboração de leis atualizadas que facilitem a implantação da tecnologia 5G para a modernização dos serviços públicos.

O evento, realizado na sede do Parque Tecnológico (Partec), foi promovido pela InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e reuniu 48 prefeitos, vereadores, empresários e gestores municipais da área da inovação.

“O evento vem ao encontro do momento. Momento da tecnologia, do avanço e do progresso. Rio Preto enviou no final do ano de 2022, à Câmara de Vereadores, projeto que cria diretrizes para atualizar a legislação de instalação de antenas na cidade, a fim de viabilizar a implantação no município do 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga. Estamos preparados para acompanhar esse avanço”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

A proposta enviada pelo Executivo está em tramitação na Câmara e deve ser votada nos próximos dias em relação à legalidade. Atualmente, 134 cidades paulistas têm autorização da Anatel para ativar a rede 5G, mas 97 ainda não mudaram a legislação para facilitar a implantação desta tecnologia.

Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, destacou que a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado.

“O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia. Acredito que podemos chegar a 270 municípios com a tecnologia até o final deste ano e esse é um passo importante para darmos início ao desenvolvimento estabelecido pelo governador Tarcísio de Freitas como um dos pilares desse governo”, afirmou.

Segundo informações da InvestSP, as leis municipais atuais impõem vários obstáculos para o avanço da tecnologia 5G, que exige um número de antenas bem maior, instaladas nos mais variados espaços. Uma das primeiras frentes do TecnoCidades será apoiar os municípios na modernização das leis, o que tende a acelerar a chegada do 5G.

Além do secretário estadual, estiveram no evento o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Orlando Bolçone; Jorge Luís de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo; Adriana Romano, secretária do Trabalho e Emprego; Maria Cristina Godoi, secretária da Mulher; Amaury Hernandez, secretário de Trânsito, Angelo Bevilacqua, presidente da Empro; Katia Penteado, secretária do Meio Ambiente; os vereadores Pedro Roberto e Bruno Marinho, os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, além o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior, e a vice-presidente Executiva, Estella Dantas.

Palestra
No final da tarde, Jorge Lima e o prefeito Edinho Araújo participaram de uma palestra no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp, a convite da diretora regional da unidade, Aldina D’Amico.

O secretário estadual falou sobre “Desenvolvimento econômico na região administrativa de São José do Rio Preto” e os desafios para a atual gestão. “É preciso conhecer as características de cada município para propor políticas públicas que mudem o cenário local. Somente após esse diagnóstico in loco é possível traçar metas que irão impactar diretamente a vida da população”, disse Jorge Lima.

Texto: Jaqueline Barros e Adib Muanis/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa