Prefeitura abre o Cadastro da Cultura de Rio Preto

18 de dezembro de 2020

O Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto já está disponível no portal da Prefeitura, por meio do endereço eletrônico: www.riopreto.sp.gov.br/cadastrocultura. Trata-se de um instrumento de reconhecimento da cidadania cultural e de gestão das políticas públicas municipais de Cultura. O Cadastro da Cultura foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Empro (Empresa Municipal de Tecnologia e Informação), e vem sendo desenvolvido desde o final do ano passado.

Sobre o Cadastro
A ferramenta organiza e disponibiliza informações sobre os diversos fazeres culturais da cidade, bem como sobre seus artistas, mestres, patrimônio, espaços, coletivos, entidades, agentes, técnicos e produtores culturais.

O cadastro reúne dados sobre a realidade cultural do município, viabilizando a pesquisa, a divulgação, a busca por informações culturais, a contratação de artistas e serviços de entidades culturais, além de auxiliar o planejamento e a avaliação das políticas culturais do município. Tem ainda, a função de identificar agentes, saberes, fazeres, comunidades e entidades, até então distanciados das políticas culturais do município. A implantação do Cadastro da Cultura é mais uma etapa concluída dentro do planejamento de constituição do Sistema Municipal de Cultura.

Público-alvo
Aberto à pessoa física residente em São José do Rio Preto, desde que comprove a sua atuação na área cultural, o Cadastro da Cultura também pode ser realizado por pessoas jurídicas, legalmente registradas, localizadas e atuantes na área cultural da cidade. Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centros culturais, sedes de companhias, casas de leitura e escrita, bibliotecas, escolas de arte, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais.

O Cadastro da Cultura é uma forma de aproximar democraticamente artistas, fazedores de arte e cultura que busquem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o fomento da produção artística, da cultura local, do patrimônio e da geração de indicadores culturais, atendendo aos princípios da oportunidade, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade e transparência.

Como participar
O Cadastro da Cultura poderá ser preenchido gratuitamente, a qualquer momento, de forma online, no portal www.riopreto.sp.gov.br/cadastrocultura. As categorias disponíveis para cadastro são: Arte-Educação, Artesanato, Artista, Cia/Coletivo/Grupo,Culinária, Espaço Cultural, Evento/Projeto, Folclore, Patrimônio Material e Imaterial, Saberes e Fazeres e Técnica/Produção.

Para as pessoas que não tem acesso à internet o Cadastro poderá ser realizado pelo telefone (17) 3202-2310, ou pessoalmente, na Secretaria Municipal de Cultura, situada à Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – 4º andar – Prédio da Biblioteca Municipal, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As categorias para inscrição são: arte-educação, artesanato, artistas, cia/coletivo/grupo artístico, culinária, espaço cultural, evento/projeto, folclore, patrimônio material e imaterial, saberes e fazeres e técnica/produção.

A ferramenta formará um banco de dados, com possibilidade de atualização diária e que será cruzado com o Cadastro Cidadão. As pesquisas serão feitas com base no cadastro. O CPF será o login do cadastrado, bem como haverá senha de acesso. O Comitê de Validação analisará os dados inseridos e emitirá parecer para certificação.