Prefeitura anuncia ampliação de unidade e construção de nova escola

Prefeito Edinho Araújo autoriza investimentos na Educação que ultrapassam os 10 milhões de reais

19 de outubro de 2023

Duas novas obras serão iniciadas em Rio Preto na área da Educação. As ordens de serviço são para a construção de uma escola completa e para a ampliação e reforma de unidade escolar na Estância Bela Vista. O valor dos investimentos somados é de R$ 10.474.634,83.

As assinaturas dos documentos que autorizam o início dos trabalhos foram liberadas pelo prefeito Edinho Araújo na tarde desta quinta-feira, 19, no gabinete da Prefeitura, ao lado da secretária da Educação, Fabiana Zanquetta.

A construção de uma nova escola de Educação Infantil será no bairro Luz da Esperança. A obra receberá investimento de R$ 8.597.106,51 para construção de 10 salas de aula e uma sala de multiuso.

A unidade propiciará o atendimento de 250 crianças em período integral. Serão construídos sanitários, fraldário, lactário, solário para todas as salas, refeitório e pátio coberto, e infraestrutura para a área administrativa, com secretaria, sala de direção e coordenação, sala professores e sanitários.

Na área serviços haverá cozinha, despensa, área higienização, lavanderia, refeitório para funcionários, além de estacionamento para os professores e funcionários. O local terá ainda o fechamento externo em muro e gradil e duas casinhas de alvenaria e dois tanques de areia, lousas de azulejo e playground para práticas pedagógicas.

A construção da unidade escolar será executada pela empresa J. A. Tineli Marques & Cia Ltda, que venceu o processo licitatório, com prazo de dez meses para conclusão do projeto.

600 novas vagas

Assim que essa escola de educação infantil ficar pronta será feito um remanejamento de alunos que irá proporcionar a abertura de 600 novas vagas para o Ensino Fundamental.

As 250 crianças de 0 a 5 anos atendidas hoje pela escola municipal Lourival Pires Fraga – que foi construída originalmente para abrigar alunos do Ensino Fundamental, mas pela demanda a época teve que ser adaptada – serão transferidas para o novo prédio que ficará exatamente ao lado.

Com a nova escola pronta para atender as crianças de 0 a 5 anos, a unidade Lourival Pires Fraga ficará disponível para receber novos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental conforme a atual realidade do bairro. Todo esse remanejamento visa atender a demanda que vai mudando com o passar do tempo e com o crescimento da cidade.

EM Jandira Caetano Ribeiro

Quem também foi contemplada nesta quinta-feira com a assinatura da ordem de serviço foi a Escola Municipal Jandira Caetano Ribeiro, que fica no bairro Estância Bela Vista e que hoje conta com 412 alunos matriculados.

A obra cujo investimento é da ordem de R$ 1.877.528,32 prevê a ampliação de cinco salas de aula, reforma nos sanitários masculino e feminino, construção de novos sanitários acessíveis, fraldário, lactário e dois solários, além de adequações na cozinha e área de serviço.

As reformas e ampliações serão realizadas pela empresa Madri Iski – Construções Ltda e o prazo de execução é de 9 meses, ou 270 dias contados a partir da expedição da ordem de serviço.

A cerimônia contou com a presença dos vereadores Bruno Moura e Odélio Chaves, do deputado estadual Itamar Borges, dos secretários municipais Mário Soler (Comunicação), Jean Charles (Segurança Pública) e Zeca Moreira (Chefe de Gabinete) e do proprietário da JA Engenharia, Guilherme Tineli, e Ana Beatriz Garcia Marinelli, representante da Madri Iski – Construções.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Imagens: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto