Prefeitura cria o Cadastro da Cultura de Rio Preto

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Empro, mapeamento norteará pesquisas e políticas públicas

1 de julho de 2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está elaborando desde o início do ano, o Cadastro da Cultura, que tem o objetivo de mapear o setor cultural de Rio Preto, além de criar um credenciamento de todas as pessoas pertencentes às expressões artísticas e culturais no município.

Pesquisa e Política Pública
O Cadastro, que está em construção em parceria com a Empro (Empresa Municipal de Tecnologia e Informação), será permanente e poderá ser atualizado a qualquer momento. A proposta é de que ele seja um banco de dados para pesquisas, elaboração de políticas públicas e contratações.

“Com as informações ali reunidas, o cadastro vai identificar as expressões da cidade e buscará oportunizar a informação de maneira democrática e ampla, tornando-se importante instrumento norteador para a definição de Políticas Públicas para a Cultura”, destaca o prefeito Edinho Araújo sobre a importância do projeto.

O Cadastro já servirá para a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) que institui auxílio financeiro de R$ 3 bilhões para o setor cultural devido à pandemia de Covid-19 em todo o país e deve destinar R$2,82 milhões para Rio Preto.

Sobre o Cadastro
O Cadastro da Cultura de São José do Rio Preto é um instrumento de reconhecimento da cidadania cultural e de gestão das políticas públicas municipais de Cultura. O Cadastro organiza e disponibiliza informações sobre os diversos fazeres culturais da cidade, bem como sobre seus artistas, mestres, patrimônio, espaços, coletivos, entidades, agentes, técnicos e produtores culturais.

Esse mecanismo reúne dados sobre a realidade cultural do município, viabilizando a pesquisa, a divulgação, a busca por informações culturais, a contratação de artistas e serviços de entidades culturais, além de auxiliar o planejamento e a avaliação das políticas culturais do município.

O cadastro tem a função ainda, de identificar agentes, saberes, fazeres, comunidades e entidades, até então distanciados das políticas culturais do município.

Cadastramento
O Cadastro é aberto à pessoa física residente em São José do Rio Preto, desde que comprove a sua atuação na área cultural. Também pode ser realizado por pessoas jurídicas legalmente registradas, localizadas e atuantes na área cultural da cidade. Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centros culturais, sedes de companhias, casas de leitura e escrita, bibliotecas, escolas de arte, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais. Uma forma de aproximar democraticamente artistas, fazedores de arte e cultura que pretendam parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o fomento da produção artística, da cultura local, do patrimônio e da geração de indicadores culturais, atendendo aos princípios da oportunidade, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade e transparência.

Como participar
O Cadastro da Cultura poderá ser preenchido gratuitamente, a qualquer momento, de forma on line, no portal www.riopreto.sp.gov.br/cadastrocultura.

Para as pessoas que não tem acesso à internet o Cadastro poderá ser realizado pelo telefone (17) 3202-2310, ou pessoalmente, na Secretaria Municipal de Cultura, situada à Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 – 4º andar – Prédio da Biblioteca Municipal, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As categorias para inscrição são: arte-educação, artesanato, artistas, cia/coletivo/grupo artístico, culinária, espaço cultural, evento/projeto, folclore, patrimônio material e imaterial, saberes e fazeres e técnica/produção. A previsão é que o Cadastro da Cultura seja disponibilizado ainda na primeira quinzena de julho.