Prefeitura abre chamamento para inscrições de blocos carnavalescos

Inscrição é gratuita e pode ser feita de até o próximo dia 10 de novembro

19 de outubro de 2023

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo publicou no Diário Oficial, chamamento público para inscrições de blocos carnavalescos. A prefeitura vai oferecer apoio aos blocos que forem aprovados no valor total de R$ 150 mil.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o próximo dia 10 de novembro, exclusivamente no formato on-line por meio do portal www.riopreto.sp.gov.br/carnaval2024.

De acordo com o edital, podem se inscrever tanto pessoas físicas quanto jurídicas, com apenas uma proposta. O participante deverá comprovar ainda que possui domicílio profissional em Rio Preto há pelo menos dois anos, comprovar cessão de direitos autorais e direito de imagem, quando for o caso, e possuir cadastro junto à Secretaria de Cultura.

Na ficha de inscrição, o interessado deverá inserir os dados do bloco, quantidade de participantes, número de edições já realizadas, proposta de programação e divulgação para o carnaval 2024.

Como ressalta o edital, a Prefeitura avaliará cada plano de trabalho por meio de uma comissão formada por cinco integrantes, sendo um representante da Secretaria Municipal de Cultura, um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, um representante indicado pelos blocos carnavalescos e um representante da Secretaria Municipal da Fazenda. O edital também esclarece que blocos carnavalescos não inscritos, não receberão autorização para realizarem eventos carnavalescos em 2023.

“Iremos selecionar até nove propostas. No ano de 2023 foram contemplados apenas cinco blocos e, agora, iremos aumentar esse número para fomentar ainda mais o segmento” destacou o secretário de Desenvolvimento, Jorge Luis de Souza.

Os blocos selecionados farão parte da programação do Carnaval oficial da cidade. A prefeitura divulgará a lista dos blocos aprovados para o Carnaval 2024 no site oficial do Município até o dia 1º de dezembro.

Os blocos para o carnaval de 2024 serão separados por módulos A, B, C, D e E. Na proposta do grupo A, apenas um bloco poderá ser contemplado, recebendo o valor de R$ 40 mil. No bloco B mais um contemplado, com valor de R$30 mil. Já para os que integram o grupo C, dois participantes serão selecionados e cada vai receber uma verba de R$20 mil.

Com três cotas para contemplação, o grupo D vai repassar o valor de R$ 10 mil para cada vencedor e, o último grupo, o E terá dois blocos selecionados, com recurso de R$ 5 mil cada.

As inscrições poderão ser feitas de 9 de outubro a 10 de novembro de 2023, preferencialmente pelo site: www.riopreto.sp.gov.br/carnaval2024.

Dúvidas procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, localizada na Praça Paul S. Harris, 100 – (Prédio da Estação Ferroviária). Informações pelo telefone (17) 3513-5001, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Imagem: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto