Prefeitura de Rio Preto entrega mais certidões de propriedade aos moradores de loteamentos

Foi a segunda etapa de entrega nos bairros recém-regularizados São Miguel Arcanjo I e Santa Luzia

25 de agosto de 2021

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da secretaria de Habitação, realizou nesta quarta-feira (25) a segunda etapa de entrega dos títulos de propriedade para moradores de dois loteamentos recém-regularizados: São Miguel Arcanjo 1 e Santa Luzia.

Participaram da cerimônia o prefeito Edinho Araújo, o secretário de Habitação Manoel Gonçalves, assessores da secretaria da Habitação, secretários municipais e representantes da Associação de Moradores do São Miguel Arcanjo I.

As certidões de propriedade foram entregues para dois grupos de proprietários de lotes, às 10h e outro às 15h.

No Loteamento São Miguel Arcanjo, 105 famílias foram beneficiadas nesta etapa e agora os títulos possibilitarão aos donos o registro individualizado. No último dia 19 de agosto já haviam sido entregues as certidões de propriedade para 326 famílias moradoras do loteamento.

O loteamento São Miguel Arcanjo 1, um dos maiores da cidade, inclui 326 lotes distribuídos em nove quadras e soma uma população estimada de aproximadamente 660 habitantes.

O presidente da associação Fabio Brandão lembra que o processo de regularização do loteamento São Miguel Arcanjo I foi longo e muito difícil, mas valeu a pena e hoje, 10 anos depois, as famílias e moradores estão felizes com o título de propriedade individual nas mãos.

Representando os moradores, dona Leonice dos Santos foi a primeira a receber a certidão de propriedade individual. Emocionada, disse: “Nunca perdi a esperança de receber minha escritura e hoje vou dormir agradecida”.

HISTÓRICO SÃO MIGUEL ARCANJO I
O loteamento São Miguel Arcanjo I fica encravado na Fazenda dos Macacos, no distrito de Engenheiro Schmitt, e teve início em 1997 quando apareceram as primeiras famílias dando início à ocupação.

“Na época o loteamento era um sítio com matrícula rural única. O proprietário fez o parcelamento do solo e começou as vendas irregulares em janeiro de 1997. Hoje é um dos maiores loteamentos do município”, recorda Dani Mateus.

O secretário da Habitação Manoel de Jesus Gonçalves lembrou que a Prefeitura deu um passo muito importante para a regularização quando classificou o Loteamento São Miguel Arcanjo I de Interesse Específico e agora, 24 anos depois de sua implantação, os proprietários estão recebendo o título individualizado”, ressaltou Manoel Gonçalves.

HISTÓRICO SANTA LUZIA

Na mesma cerimônia também receberam seus títulos de propriedade individual outras 27 familias do Loteamento Santa Luzia, representadas por Luzia Rosa Rodrigues Martins.

Esse loteamento também surgiu após parcelamento do solo e vendas irregulares em julho de 1996.

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da secretaria de Habitação, iniciou os trabalhos de regularização em 2010.

Agora em 2021 o loteamento Santa Luzia cumpriu todas as etapas e exigências junto à secretaria de Habitação. No mês de Julho deste ano 127 familias receberam as certidões e nesta quarta-feira (25/8) outras 27 famílias receberam a certidão individual de propriedade do lote no Santa Luzia.

O prefeito Edinho Araújo anunciou aos presentes outras benfeitorias que os núcleos habitacionais localizados naquela região da Vila Azul receberão brevemente, como melhorias nas estradas de acesso aos loteamentos além da duplicação da Rodovia José Domingos Neto que irá facilitar o tráfego e valorizar ainda mais a região da Vila Azul.