Prefeitura divulga novo banco responsável pela arrecadação de impostos e taxas em Rio Preto

Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) vence processo licitatório e torna-se agente arrecadador da Prefeitura

21 de outubro de 2022

A Prefeitura de Rio Preto divulgou nesta sexta-feira, 21/10, o banco que venceu o processo licitatório que definiu o agente arrecadador oficial de impostos do município, no final do mês passado. O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) passa a ser responsável por emitir as guias de cobrança de taxas e tributos municipais, como o IPTU e o Imposto Sobre Serviços (ISS). A partir de agora, todos os boletos e carnês terão a Banestes nos documentos impressos. A população rio-pretense pode ficar tranquila, pois os tributos podem ser pagos em qualquer instituição financeira. A expectativa é a de que sejam emitidas mais de 1,8 milhão de guias por ano.

“Temos um serviço diferenciado que atende às necessidades de prefeituras e outros órgãos municipais de todo o Brasil. Somos atualmente o único banco que oferece o serviço de arrecadação e cobrança via Pix, de forma on-line, com o diferencial da disponibilização do crédito em tempo real para a Prefeitura. Para nós, é um grande prestígio oficializarmos essa parceria”, afirmou o presidente do Banestes José Amarildo Casagrande.

O prefeito Edinho recebeu a diretoria do Banco, acompanhado do vice-prefeito Orlando Bolçone e dos secretários José Martinho Ravazzi Neto (Fazenda), Jair Moretti (Governo), Zeca Moreira (Gabinete), Nicanor Batista (Semae), Jorge Luís de Souza (Desenvolvimento), Luis Roberto Thiesi (Procuradoria) e Israel Cestari (Obras). Durante o encontro, ele destacou a importância da parceria para beneficiar os servidores. “Além da emissão das taxas, o banco possui uma série de outros produtos que estarão disponíveis para os nossos colaboradores, todos com taxas atrativas. Uma mudança positiva que irá impactar positivamente a vida destas pessoas”, destacou.

O contrato assinado nesta sexta-feira é válido por cinco anos. Após isso, um novo processo licitatório deverá ser realizado para a prestação dos serviços.

Os boletos com a marca Banestes serão emitidos a partir do próximo mês, novembro de 2022.

Sobre o Banestes
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) completou 85 anos de existência no último dia 15. Controlado pelo Governo do Estado, é um banco múltiplo de sociedade anônima de capital aberto e de economia mista. Atualmente, possui a maior rede bancária do Espírito Santo. É o único banco presente em todos os 78 municípios capixabas, com mais de 820 pontos de atendimento. Com isso, mais de 1,6 milhão de clientes podem contar com o Banco, seja fisicamente ou na palma da mão, por meio do App Banestes. Possui três empresas controladas: Banestes Seguros, Banestes DTVM e Banestes Corretora. Em breve, a instituição lançará um banco 100% digital.

O Banestes é também um importante agente de políticas públicas. Neste primeiro semestre, o banco teve lucro líquido de R$ 182 milhões, recorde na história da instituição. E parte desse lucro retornou em investimento para a população. No último semestre, a Carteira de Crédito Comercial atingiu R$ 7,1 bilhões, expandindo 21,8% em um ano. Desse montante, R$ 4,5 bilhões (64%) são operações com pessoas físicas e R$ 2,6 bilhões (36%) com pessoas jurídicas. No Espírito Santo, o Banestes é líder nas operações de varejo (empréstimos e títulos descontados), possuindo 35% desse mercado, e líder em depósitos totais, com uma fatia de 40% do mercado capixaba (R$ 21 bilhões).

Texto: Secretaria de Comunicação