Prefeitura e Poupatempo mantêm convênio para manutenção de atendimento ao cidadão

Parceria vale pelos próximos cinco anos. Desde 2018, já foram mais de 16 milhões de atendimentos; 6 deles só nos serviços da Prefeitura

12 de setembro de 2018

A Prefeitura de Rio Preto, junto à Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, a Prodesp, renovou por mais cinco anos convênio para operacionalização e a administração do Poupatempo Rio Preto – Central de Atendimento ao Cidadão.

O ato legal regulamentou a manutenção da parceria entre o serviço estadual e a administração pública municipal, existente desde a instalação do posto na cidade, em 2008.

“O programa reúne em um único local órgãos e empresas públicos, facilitando o acesso à população. O atendimento é sem discriminação ou privilégios, sempre com cortesia e eficiência”, destaca a chefe de atendimento da Prefeitura no Poupatempo, Alexandra Redigolo. Em nove anos de funcionamento, foram realizados mais de 16 milhões de atendimentos; 6 milhões só nos 326 serviços ofertados pela Prefeitura.

“O cidadão é acolhido e direcionado às praças que agrupam os serviços. Depois de uma triagem, ele é direcionado à mesa para discutir e solucionar sua questão”, explica. “Nós não trabalhamos com metas, pois sabemos que as necessidades variam entre si; porém, estima-se que um atendimento adequado dure cerca de 5 minutos. Para além do tempo, o objetivo, sempre, é que o público sai satisfeito”.

O Poupatempo Rio Preto conta com um efetivo de 360 funcionários. Setenta deles são servidores municipais dedicados a atendimento com padrão de excelência. O usuário pode registrar suas considerações por meio de formulários de satisfação disponíveis no local.

“Nós nos preocupamos muito com o tempo que a pessoa precisa aguardar para ser atendida. Por isso, em situações pontuais, quando há crítica, elas são levadas aos gestores, que discutem a pertinência e o melhoramento. Estamos sempre em treinamento”, pontua Redigolo.

Dentre os serviços municipais mais procurados estão: parcelamento de débitos, segunda via de conta de água e de IPTU, benefício de desconto de IPTU para aposentados e pensionistas e protocolos em geral.

O Poupatempo fica no centro de Rio Preto, em frente ao Mercado Municipal, e funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 17h, e aos sábados, até às 13h.

Marcella Moreira