Prefeitura entrega 191 carteirinhas do Passe Gratidão

Edinho Araújo e a primeira-dama Maria Elza participaram do ato

22 de fevereiro de 2019

Na última sexta-feira do mês, como de costume, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou a carteirinha do Passe Gratidão a pessoas com mais de 65 anos, residentes na cidade. Dessa vez, foram beneficiados 191 idosos, que a partir de agora podem circular de ônibus em Rio Preto sem pagar a tarifa. Os que não puderam comparecer à cerimônia podem retirar a carteirinha na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) onde foi feito o pedido.

A entrega foi presidida pelo prefeito Edinho Araújo e a primeira-dama Maria Elza Araújo (presidente do Fundo Social de Solidariedade), com participação da secretaria interina da Semas, Patrícia Lisboa, secretários Pedro Ganga (Cultura) e Mário Soler (Comunicação), entre outros.

A assistente social Maria Teresa Poiate Vilar fez a acolhida e explicou as ações básicas em prol do idoso, feitas pela Prefeitura de Rio Preto. Representando a Secretaria da Saúde, a médica Ana Lúcia Pupin falou dos serviços de saúde oferecidos gratuitamente à população de qualquer idade e ensinou os caminhos para se tratar na rede pública. Fez um alerta reforçado sobre o surto de dengue que ocorre no Estado de São Paulo e em Rio Preto, convocando as pessoas a manter a casa limpa e o entorno também, conversando com os vizinhos, combatendo o acúmulo de lixo e água parada nos imóveis.

“Esse trabalho não é só da Prefeitura, nem do prefeito. É de cada um de vocês, pois está confirmado que o foco se forma quase sempre dentro de casa. Em Rio Preto, há mais de 1,5 mil casos confirmados e mais de 2 mil em investigação, além de duas mortes,” disse Ana Lúcia.

Para solicitar o Passe Gratidão, a pessoa deve procurar uma das unidades de CRAS, levando comprovante de residência, RG e uma foto 2×2. A carteirinha é totalmente gratuita.

Dias de folia

Encerrando a cerimônia, o secretário Pedro Ganga convidou o público para participar das atividades festivas do Carnaval, oferecidas pela Secretaria da Cultura. No dia 23, sábado, tem o Bloco da Toca da Carlota, das 15h às 19h, com concentração na rua do Asilo de Schmitt, rua Voluntários da Pátria, 44.

No domingo, 24, o Ala Show Acadêmicos de Rio Preto se apresenta das 11h30 às 12h30 na Estação Ferroviária de Schmitt, na chegada do Trem Caipira.

Na quinta-feira, 28, durante a Festa de Carnaval dos Idosos na Swift, o Ala Show Gaviões do Samba se apresenta das 15 às 16h.