Prefeitura faz treinamento para inspeção de fumaça veicular

O treinamento ocorrerá na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

14 de março de 2019

A Prefeitura de Rio Preto realiza nesta quinta-feira, dia 14 de março, um treinamento para funcionários inspecionarem a coloração da fumaça emitida pelos veículos a diesel de sua frota. A técnica empregada será a escala de Rigelmann, mesma técnica utilizada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em suas operações. O treinamento ocorrerá na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Anualmente é realizada a avaliação da frota municipal a diesel no intuito de direcionar as manutenções dos veículos para que estes passem a emitir menos poluentes e também promover economia de combustível. Segundo dados do IBGE, de 2016, o município de São José do Rio Preto, possui uma frota de aproximadamente 369.620 veículos, o que corresponde a aproximadamente 1,22 veículos por habitante, sendo que, em torno de 14,56 % desta frota é composta por veículos pesados como caminhões, ônibus, micro-ônibus, tratores e caminhonetes.

Atualmente a administração municipal de São José do Rio Preto, possui uma frota de 843 veículos. A revisão e manutenção regular do veículo, com troca de filtro de ar, lubrificantes e peças de acordo com a recomendação de cada fabricante, além de reduzir as emissões de fumaça, promovem economia de combustível e aumentam a sua vida útil.