Prefeitura inaugura UBS Manoel Carlos Libano dos Santos, no Fraternidade

Unidade atenderá nove bairros, que abrangem mais de oito mil habitantes

23 de junho de 2023

A Prefeitura de Rio Preto inaugurou nesta sexta-feira, 23/6, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlos Libano dos Santos – Fraternidade. Localizada na Av. Professora Clélia Ceribelli de Assis Ferreira, no Parque Residencial Fraternidade II, a unidade atenderá nove bairros da cidade, com uma população estimada em 8.096 habitantes.

A UBS reúne 23 profissionais para atendimentos multiprofissionais, que incluem clínica geral, enfermagem, pediatria, ginecologia e obstetrícia, odontologia, além de procedimentos de enfermagem, vacinação, coleta de papanicolau e exames, planejamento familiar, testagem para HIV, Sífilis e Hepatites e visita familiar.

Construída em uma área de 777,79m2, a UBS Fraternidade é composta por 12 consultórios, salas de espera e recepção amplas e climatizadas e gerador de energia próprio. A unidade segue todas as normas de acessibilidade. A obra foi executada pela Construtora Pacaembu, como contrapartida pela implantação dos conjuntos habitacionais Fraternidade I e II.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Edinho Araújo destacou os benefícios que a unidade proporcionará aos moradores da área. “Essa região cresceu muito e essa unidade vai desafogar os atendimentos nas unidades Schmitt e Vila Toninho. Fizemos todas as readequações necessárias e hoje ela está de portas abertas”.

Também participaram da cerimônia o secretário de Saúde, André Baitello, o presidente do conselho municipal de Saúde, Rodrigo Ramalho, o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Paulera, além de vereadores, secretários municipais, autoridades e a família do homenageado.

A UBS Fraternidade começou a funcionar nesta sexta-feira, 23/6, e neste sábado, 24/6, estará aberta para vacinação de rotina, gripe e covid, das 8h às 13h. A ação faz parte da campanha Sabadou, Vacinou.

Unidade de Suporte Ventilatório

Embora o prédio tenha sido inaugurado nesta sexta-feira como unidade básica de saúde, já funcionou como Unidade de Suporte Ventilatório, de 25 de janeiro de 2021 a 30 de setembro de 2021; depois como unidade de internação básica para casos respiratórios, de 24 de janeiro de 2022 a 31 de março de 2022 e, finalmente, como unidade de internação, de 23 de maio de 2022 a 30 de dezembro de 2022. Durante todo o período, foram realizados 2.241 atendimentos em 2021 e 1.698 em 2022, totalizando 3.939 atendimentos.

Homenageado

Manoel Carlos Libano dos Santos nasceu em 3 de março de 1952, em Votuporanga-SP. Após cursar grupo escolar em Jales, ginasial em São José do Rio Preto e científico em São Paulo, Capital, graduou-se pela Faculdade de Medicina de Catanduva (1971-1976).

Fez Internato e Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Servidor Municipal de São Paulo. Obteve título de especialista em Cirurgia Geral (Gastroenterologia e Proctologia), Terapia Intensiva e Medicina Legal.

Trabalhou como médico no Pronto Socorro Municipal de São José do Rio Preto e nos hospitais Casa da Saúde Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Paz. Atuou como médico responsável pelo asilo de Schmitt, distrito de São José do Rio Preto.

Foi médico legista e diretor do Instituto Médico Legal de São José do Rio Preto (IML) durante dez anos. Gestor médico em Saúde na Unimed de Rio Preto, atuou como professor nas faculdades Unilago e UNIP; professor convidado pela Famerp, Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto.

Participou de curso de pós-graduação na universidade de Harvard School of Public Health (“Health in the XXI Century: Workshop for Latin American Health Care Executives”), na cidade de Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Recebeu homenagens diversas em congressos brasileiros. Manoel Carlos Libano dos Santos era filho de Dirce Libano dos Santos e Manoel Inácio dos Santos. Era casado com Hélia Mara de Figueiredo Cherubini dos Santos, com quem teve os filhos Hélio Ignácio Cherubini dos Santos e Ana Paula Cherubini dos Santos e o neto Rafael Tambellini Cherubini dos Santos. Faleceu em 12 de maio de 2020.

Serviço
UBS Manoel Carlos Libano dos Santos – Fraternidade
Endereço: Av. Professora Clélia Ceribelli de Assis Ferreira, 3731, Parque Residencial Fraternidade II.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto