Prefeitura prepara Programa de Educação Alimentar a ser implantado em 2019

Objetivo é promover hábitos para uma alimentação saudável no processo de ensino e aprendizagem por meio do currículo escolar

19 de outubro de 2018

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Educação e da Agricultura e Abastecimento, amparadas pela de Saúde, implementa de maneira inovadora o Programa de Educação Alimentar na rede municipal de ensino. Estabelecido pela lei 12.929/2018, o programa tem o objetivo de incluir, de maneira transversal, o tema da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem no currículo escolar.

“Nós demos início neste ano a um projeto pioneiro com uma nutricionista que se veste de chefe de cozinha e apresenta para crianças da Educação Infantil legumes, verduras e frutas. É um trabalho de ensiná-las a reconhecer, descobrir e saborear os alimentos saudáveis”, explica a secretária de Educação, Sueli Costa.

O programa, que está compreendido no Alimenta Rio Preto, a política pública municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, agora será ajustado e ampliado para toda a rede.

“Já estamos trabalhando no período de trabalho pedagógico com equipes de professores, pensando como a questão da segurança alimentar e nutrição será abordada em cada fase escolar”, adianta Costa. A secretária ainda comenta que a intenção é poder alcançar também as famílias, a comunidade escolar: “Muitas crianças sofrem, hoje, de obesidade, por causa de hábitos alimentares ruins. Para que isso seja prevenido, enfrentado e transformado, precisamos conseguir alcançar as famílias, que são fundamentais para formação da cultura alimentar do indivíduo”.

A questão da Segurança Alimentar e Nutricional também vem sendo a tônica no planejamento da Alimentação Escolar para 2019. Para isso, a Educação e a Agricultura trabalharam juntamente aos produtores rurais locais os cardápios que serão servidos como merenda para os alunos, em conformidade com as necessidades deles e as possibilidades de produção pelos agricultores.

“Nos reunimos algumas vezes para analisar conjuntamente nossa realidade, levando em conta a safra dos produtos e as peculiaridades do solo e do clima da nossa região. O resultado foi um planejamento possível de ser cumprido, que garante quantidade suficiente e qualidade do que será entregue às nossas crianças”, conta a chefe de nutrição escolar, Lorrayne Lois.

A Educação Alimentar e a Alimentação Escolar são uma das cinco frentes do Programa Alimenta Rio Preto, que também contempla a parte de Produção, Apoio ao Produtor, Abastecimento Nutricional e Sustentabilidade.

“Ainda que sob a responsabilidade da nossa pasta, o Programa como um todo depende da integração e trabalho conjunto de diversas secretarias. Para nós tem sido uma satisfação contar com a cooperação de tantas competências no sentido de garantir a segurança alimentar e nutricional no município”, comenta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto.

Marcella Moreira