Prefeitura reinaugura nesta quarta-feira a praça Aldo Tonelli

Construída em 1971, a praça tem sua história contada e memória preservada em placas especiais; reinauguração acontece nesta quarta-feira, 19 de julho, 18h

18 de julho de 2023

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Serviços Gerais, finaliza as obras de reforma e revitalização da praça Aldo Tonelli, na Redentora, e reinaugura o espaço restaurado nesta quarta-feira, 19 de julho, dia em que se celebra a emancipação política, com a criação do município. A reinauguração ocorre a partir das 18h, à rua Bernardino de Campos, 4557 – Redentora.

A praça começou a ser construída em 1969 e inaugurada em 21 de setembro de 1971, pelo então prefeito Adail Vettorazzo. Nos últimos meses, passou por obras de reforma em sua área total contemplando novo calçamento, bolsões de estacionamento, plantio de grama, bancos, projetos de paisagismo e arborização, nova iluminação, restauração do pórtico, pergolado, entre outras obras de revitalização.

A responsável pelas obras de reforma foi a Secretaria de Serviços Gerais, em parceria com as secretarias de Obras, Trânsito, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Semae e Segurança Pública.
O secretário Ulisses Ramalho informou que foram oito meses de obras de reforma e revitalização.

A coordenadora do departamento de Praças e Jardim, Larissa Junqueira Alves, e a arquiteta Tatiane Filgueiras informaram que o projeto de paisagismo escolheu espécies de cambará amarelo, vermelho e rosa, dianella, cróton e cica. Já o projeto de arborização contempla mudas de palmeira, quaresmeira de jardim, ipês rosa e branco, jacarandá mimoso, acácia imperial amarela e escova de garrafa, todas as mudas produzidas no Viveiro Municipal.

Nos últimos dias a praça passou por uma limpeza pós-obra e a Secretaria de Trânsito demarcou as vagas do novo bolsão de estacionamento para motos e carros, totalizando 36 (trinta e seis) novas vagas para veículos ao redor da praça que irão facilitar o estacionamento para os frequentadores, trabalhadores e pacientes do hospital Beneficência Portuguesa e do comércio local.

O pergolado, o pórtico de entrada e uma vaga do antigo paralelepípedo construídos entre 1969 e 1971 foram preservados nessa reforma e irão ajudar a contar a história desse antigo espaço público por meio de placas especiais. Três totens de concreto foram instalados em pontos diferentes da praça onde serão fixadas placas com informações sobre o homenageado e a praça.

O pórtico e o pergolado ganharam nova pintura, seguindo e preservando as cores originais (branco e azul) sob a orientação do Comdephact – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de São José do Rio Preto.

Os historiadores Fernando Marques (Arquivo Público Municipal) e Agostinho Brandi, também colaboraram e ajudaram a contar a história da praça que, na época da construção, foi notícia no jornal Diário da Região e até tema de um filme em preto e branco mostrando como foi a inauguração em 21 de setembro de 1971.

ALDO TONELLI:

Agropecuarista, foi prefeito rio-pretense de 3 de setembro de 1953 a 1 de outubro de 1953, em uma licença do titular Philadelpho Gouveia Neto. Tonelli foi vice-prefeito rio-pretense de 1952 a 1955, eleito com 7.009 votos; foi um dos fundadores em 1950 e presidente do Jockey Club de Rio Preto em 1952 e de 1954 a 1955; foi um dos construtores do Recinto de Exposição e um dos maiores produtores de algodão da região. Ele dá nome à praça entre as ruas Ondina, Luiz Vaz de Camões, Castelo D’Água e Bernardino de Campos, na Redentora, em São José do Rio Preto – onde está a caixa d’água da Redentora.

CALÇADAS E RUAS DE PARALELEPÍPEDOS

Até o ano de 1952, no 1º mandato do prefeito Philadelpho Gouveia Neto e do seu vice-prefeito Aldo Tonelli, a cidade não tinha vias públicas asfaltadas. Segundo os historiadores as ruas da área central, calçadas em paralelepípedos, foram substituídas por asfalto em 1952. Era o início da urbanização do município.

As pedras brutas retangulares foram substituídas por asfalto no início da década de 50. Mesmo após muitos anos, algumas ruas de bairros mais antigos da cidade atravessaram o tempo e se mantiveram em alguns pontos como e resistem como nos bairros Boa Vista, Alto Rio Preto, entre outros incluindo ao redor da praça da Redentora. Uma vaga no estacionamento foi preservada para ajudar a contar a história.

PÓRTICO E PERGOLADO

Foram construídos entre 1969/1971 durante a obra do logradouro público e na revitalização ocorrida em 2023 foram mantidos em suas cores originais (branco e azul).

MEMÓRIA

Pelo menos seis bairros ainda mantêm ruas ou alguns trechos com o calçamento em paralelepípedo. Na Vila Angélica, Jardim Paulista, Vila São Joaquim, Boa Vista, Alto Rio Preto e Santa Cruz é possível encontrar ruas com esse tipo de piso. Outras ruas foram alteradas há pouco tempo como a Avenida Constituição, em frente à Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida, na Boa Vista.

SERVIÇO

Reinauguração, quarta-feira, 19 de julho, 18h. à Rua Bernardino de Campos, 4557 – Redentora

Texto: Marisa Amorim/Secretaria da Comunicação
Fotos: Divulgação Secretaria de Serviços Gerais