Balanço 2019: Premiações e certificação em 2019 reconhecem gestão da Riopretoprev

Autarquia superou expectativas de rentabilidade de investimentos, firmou convênio com INSS e implementou processos 100% digitais

20 de dezembro de 2019

O ano foi de reconhecimento para gestão do Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto – RIOPRETOPREV, responsável por administrar, gerir e operacionalizar o regime previdenciário dos servidores públicos municipais.

A autarquia conquistou, neste 2019, certificação no Programa Pró-Gestão RPPS – Nível II, que incentiva regimes próprios a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, com mais controle de seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

“Para segurados e beneficiários da RIOPRETOPREV isso implica diminuição de riscos ao regime próprio de previdência e de seus funcionários, aumento de performance do trabalho, melhor organização interna, maior transparência e facilidade de acesso a informações relevantes”, destaca o diretor superintendente, Jair Moretti.

A certificação se deu após cumprimento de 24 ações relativas a controle interno, governança corporativa e educação previdenciária.

No campo das premiações, a RIOPRETOPREV conquistou 2º lugar, na categoria 4 (de 3.001 a 7.000 servidores ativos segurados), no 1º Prêmio Brasil de Responsabilidade Previdenciária da ABIPEM – Associação Brasileira de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios. A autarquia também foi reconhecida pelo 10º Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, concedido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios – ANEPREM, tendo conquistado 3º lugar entre os entes federativos com entidades previdenciárias de grande porte.

“Os prêmios não são um fim em si mesmos, mas uma forma de reconhecer e estimular a melhoria da organização, dos processos de trabalho, de ampliar a transparência e facilitar o acesso dos segurados às informações de interesse deles. Além disso, nos ajudam a desenvolver governança corporativa, com ações de melhoria de desempenho e confiança junto aos servidores, clientes, fornecedores e sociedade como um todo”, comenta Moretti.

Rentabilidade de investimentos

Desde o ano de 2018, a RIOPRETOPREV vem buscando melhorar a gestão dos investimentos dos chamados recursos garantidores, tendo alcançado excelente desempenho em 2019.

O rendimento acumulado no ano até início de dezembro era de 16,15% – bastante superior à meta de 9,88% (IPCA + 6%). “A rentabilidade dos investimentos no ano foi de R$ 53 milhões”, compartilha.

Cooperação e digitalização

Duas inovações administrativas também se destacam entre as realizações da autarquia neste ano. A primeira delas é o acordo de Cooperação Técnica firmado com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para requerimento da Certidão de Tempo de Contribuição dos servidores municipais feito diretamente na RIOPRETOPREV. “Assim, o servidor não precisa ir até a agência do INSS para pedir a certidão”, explica o diretor superintendente.

A segunda inovação implementada é o projeto RIOPRETOPREV Digital. Desde março de 2019, todos os novos processos administrativos são exclusivamente digitais, seja no atendimento aos segurados ou pagamento de fornecedores. A comunicação interna da entidade também foi totalmente digitalizada, totalizando, até o momento, uma economia aproximada de 50 mil folhas de papel.