Profissionais da Educação acompanham palestras sobre a importância do brincar na infância

Teatro Paulo Moura recebeu 3 mil professores e gestores das escolas municipais para debater formas de resgatar brincadeiras entre as crianças

31 de maio de 2023

Professores e gestores da rede municipal de ensino participaram durante todo o dia de palestras sobre a importância do brincar na infância. O evento faz parte da programação da 1ª Semana Municipal do Brincar, promovida pela Secretaria de Educação com apoio das secretarias de Esporte, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde e da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, que acontece de 28 de maio a 2 de junho em vários espaços públicos da cidade.

Cerca de três mil pessoas acompanharam as palestras que tiveram como tema “Aprender com a natureza: a brincadeira aliada ao desenvolvimento no contexto escolar”, e foi ministrada pela educadora Ana Carol Thomé, idealizadora do programa Ser Criança é Natural, no Teatro Paulo Moura, em três horários distintos.

Alunos do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Regina Mallouk fizeram as aberturas dos eventos, que tiveram a participação da secretária de Educação, Fabiana Zanquetta. “É preciso refletir e retomar o brincar natural com as crianças, aquela brincadeira que estimula a criatividade sem depender da tecnologia”, disse a secretária.

Ana Carol Thomé falou aos participantes sobre trabalhos de pesquisas que vêm sendo desenvolvidos sobre o impacto que a redução e o contato com a natureza têm causado não só nas crianças, mas também nos adultos.

“Estamos ouvindo pela primeira vez o termo ‘déficit de natureza’, que precisa ser visto com muita atenção principalmente nas escolas. Nós temos a oportunidade de promover aulas em novos ambientes e reapresentar a natureza para as crianças”, alertou a palestrante.

O prefeito Edinho Araújo esteve no evento e reafirmou o compromisso em qualificar as políticas de atendimento à primeira infância, que é um dos eixos do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. “Foi encaminhado para a câmara de vereadores o projeto que institui a Semana Municipal do Brincar como Lei em nossa cidade. A partir de agora teremos a obrigação de olhar mais atentamente e oferecer mais ferramentas para estas ações”, disse.

A programação da Semana Municipal do Brincar oferece atividades todos os dias em escolas, projetos de contraturno, parques, praças, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), represa, dentre outros locais. A programação completa pode ser encontrada no site www.riopreto.sp.gov.br

Texto: Josy Caetano / Secretaria de Educação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto