Programa de Órteses e Próteses entrega 140 cadeiras de rodas motorizadas

Munícipes de Rio Preto e região receberam equipamentos nesta semana

9 de novembro de 2023
Entrega das cadeiras de rodas no CER III

A equipe do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), por meio do Programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (POPM), entrega nesta semana 140 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes de Rio Preto e outros 102 municípios da região.

O POPM é um serviço regional, habilitado pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição, acompanhamento e distribuição dos itens. O Programa distribui cadeiras de banho, calçados ortopédicos, bengalas, muletas e andadores. Todos são personalizados, de acordo com a necessidade do paciente.

A distribuição dos equipamentos começou na terça-feira, 7/11, e termina nesta sexta-feira, 10/11. O prefeito em exercício, Paulo Pauléra, visitou o serviço, onde conversou com munícipes atendidos e acompanhou a entrega das cadeiras de rodas.

Uma das pessoas que recebeu foi Miriam Carmen Damato, de 75 anos, moradora de Floreal/SP. A aposentada teve que amputar a perna direita e usa cadeira de rodas há três anos. “Eu dependo muito da cadeira, porque faço todo o serviço de casa na cadeira e a motorizada vai ajudar . Meus braços vão agradecer muito”, disse.

CER III

O CER III é um serviço que integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Saúde de Rio Preto, destinado ao atendimento multidisciplinar de casos de média e alta complexidade em reabilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Conta com as especialidades Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, Assistente Social, Psicologia, Enfermagem, Proctologia, Fisiatria, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Neuropediatria e Psiquiatria.

Na Reabilitação Física, são atendidas todas as pessoas com deficiências físicas e disfunções permanentes ou transitórias. O CER III faz a dispensação e a adaptação de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e também conta com o Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada, sendo ambos serviços regionais, atendendo aos 103 municípios da DRS XV.

Para acessar o serviço, é necessário o encaminhamento por meio de Guia de Referência e Contra Referência da Rede SUS municipal, ou regional no caso do Programa de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção e Ostomias. O agendamento é feito prioritariamente pelo sistema EMPRO nas unidades solicitantes.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto