Programa Rio Preto Digital realiza encontro de grupo facilitador

Programa tem o objetivo de agilizar o trâmite de documentos por vias eletrônicas, unificar procedimentos administrativos e diminuir o uso de papel

6 de março de 2020

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Escola de Gestão Pública (EGP), realizou nesta sexta-feira (6/3) uma reunião do programa Rio Preto Digital, que tem por objetivo agilizar o trâmite de documentos por vias eletrônicas, unificar procedimentos administrativos e diminuir o uso de papel. Participaram da reunião integrantes do grupo facilitador do programa, que é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Empro e tem a participação de representantes de outras secretarias e empresas públicas.

O grupo facilitador tem a missão de disseminar o uso das novas ferramentas, desenvolvidas pela Empro para o Rio Preto Digital, em todo o serviço público municipal. Nesta sexta-feira, foi apresentado um protótipo de uma plataforma no qual os cidadãos vão poder abrir requerimentos, procedimento feito atualmente apenas via PoupaTempo.

“O cidadão vai poder, inclusive, anexar documentos aos requerimentos. Do lado do poder público, o sistema será totalmente configurável, com as diferentes secretarias podendo incluir os serviços que considerem necessários”, explica Vladislau Buhler Junior, chefe da coordenadoria acadêmica da EGP.

Também estão sendo preparadas alterações no SigM, o Sistema Integrado de Governança Municipal, para agilizar o trâmite das solicitações internas e eliminar o uso de papel. “Vai ser possível acompanhar em tempo real todos as requisições, sem o vai e vem de papéis”, complementa Celso Tucci, diretor geral da EGP.

As soluções desenvolvidas para o Rio Preto Digital são propostas conjuntamente pelos integrantes do grupo, que além dos encontros presenciais, poderão debater também em ambiente virtual a partir desta segunda-feira (9/3), na plataforma de Educação a Distância do Rio Preto Digital.

A perspectiva do programa é que as soluções do Rio Preto Digital comecem a ser implementadas já no mês de abril.

Daniel Martins