Programa Saúde na Escola aborda dengue na Vila Toninho

Estudantes da escola João José Feres, da Vila Toninho, participaram das atividades

18 de abril de 2019

Uma das atividades previstas no Programa Saúde na Escola (PSE), ao qual Rio Preto aderiu em 2017, é a promoção de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nas escolas da rede municipal, por meio de parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação. Durante o mês de abril, o médico de saúde da família, Nelson Falsarella, esteve na EMEF João José Feres, na Vila Toninho, onde desenvolveu um projeto para trabalhar a dengue. Os 500 estudantes da escola participaram da ação.

Durante os encontros, o profissional apresentou a profilaxia do mosquito e falou sobre prevenção e combate. Depois, os estudantes puderam observar as fases de vida do Aedes em tubos de ensaio e no microscópio, adquirido pelo médico. “A meu ver, as crianças mostraram sinais de assimilação perfeita, inclusive conseguiram identificar sozinhos as fases de vida do mosquito. Espero que o conhecimento seja multiplicado em seus lares, e que busquem os focos e os eliminem”, afirmou o médico.

A Vigilância Ambiental também está promovendo uma série de ações nas escolas municipais, com a campanha “Rio Preto unida contra o Aedes” para levar conhecimento aos estudantes. Assim, os agentes de saúde e de endemias, junto aos professores, estão realizando palestras, caminhadas, e peças de teatro.

Projeto Saúde na Escola
O objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) é promover as ações do Sistema Único de Saúde nas redes de educação infantil e fundamental, de forma a fortalecer o enfrentamento de vulnerabilidades no campo da saúde que possam comprometer o desenvolvimento escolar.

As atividades são destinadas a estudantes dos ensinos infantil e fundamental e realizadas por equipes multidisciplinares do programa Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio Saúde da Família (Nasf), profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais de especialidades diversas.

Letícia Greco