Programa Saúde na Escola proporciona integração e articulação permanente entre secretarias

Trabalho multidisciplinar contribui para a formação integral dos estudantes com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde

21 de junho de 2023

 

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e, consequentemente, da população. No município, o PSE irá atingir 28 unidades escolares, com 13 metas a serem cumpridas, desde os cuidados com a higiene bucal e saúde ocular até orientações nutricionais.

Na escola municipal Profª Iêda de Seixas Souza, atualmente com 507 alunos matriculados, já é possível ter uma noção da importância desse trabalho multidisciplinar. Segundo a diretora Taciana Destefani, por meio do PSE já foram realizados exames de acuidade visual. Os alunos passaram por triagem com oftalmologistas para avaliar o grau e a necessidade do uso de óculos.

Os organizadores lembram que, muitas vezes, os pais não têm disponibilidade de tempo para levar o filho para um especialista. Por isso o trabalho é considerado importante. Quando é detectado algum problema, de visão a criança é encaminhada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Engenheiro Schmitt.

O mutirão não só melhora a saúde das crianças como também contribui para aumentar o nível de aprendizado, mas as ações não se restringem aos cuidados com os olhos. De acordo com a diretora Taciana, várias atividades, sempre com um tema em questão, foram realizadas neste primeiro semestre.

O que foi feito

– Combate à dengue: agentes de saúde passaram em algumas turmas com maquetes explicando sobre a transmissão e prevenção;

– Situação vacinal: levantamento da situação vacinal mediante conferências de cadernetas e/ou comprovantes existentes nos prontuários;

– Saúde bucal: dentista fez o levantamento epidemiológico das cáries, o encaminhamento dos referenciados para tratamento, distribuiu escovas de dentes, supervisionou a escovação e aplicou flúor;

– Prevenção à Covid-19: palestra realizada por enfermeiro retomando os sintomas, transmissão e principalmente a prevenção com os hábitos de higiene que devem permanecer na rotina;

– Nutricionista: visita da nutricionista para pesagem, medição de altura e pesquisa sobre alguns hábitos alimentares dos alunos;

– Prevenção ao tabaco e outras drogas: palestra realizada por enfermeiro para os 5ºs anos.

Todas as ações contribuem para a proteção, prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde, auxiliando no pleno desenvolvimento da comunidade escolar.

Outra escola

Outro bom exemplo vem da escola Dr. José Maria Rollemberg Sampaio, que também aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE) neste ano letivo de 2023. De acordo com a diretora Juliane Ribeiro Cavalcante, trata-se de uma gestão compartilhada para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde no processo de desenvolvimento dos alunos.

“Por meio de ações em diversas áreas: ambiental, nutricional, social, educação e saúde, espera-se que o aluno seja capaz de protagonizar escolhas conscientes ao seu bem-estar e do meio em que vive”, informa a diretora.

Cerca de 300 alunos participam das atividades e entre as principais ações estão as palestras sobre alimentação saudável conduzidas pelos nutricionistas das Unidades Básicas de Saúde em parceria com os estudantes de nutrição da Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos).

Também ocorrem rodas de conversas com as agentes de combate à dengue, debates com estudantes de enfermagem sobre cidadania, acidentes domésticos e proteção do corpo contra o assédio infantil.

No período da manhã são feitas atividades físicas semanais com educador físico da UBS e, inclusive, já está agendado para o mês de agosto uma triagem para aplicação de flúor com a equipe de dentistas.

“O trabalho com equipes multidisciplinares dentro da escola é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Os profissionais da Educação, sozinhos, não conseguem cuidar dessa multiplicidade de necessidades do desenvolvimento humano. Com profissionais parceiros, os alunos acessam as maiores e melhores oportunidades”, diz a coordenadora pedagógica Micaela Guerreiro da Costa.

Micaela informa ainda que as orientações recebidas melhoram a qualidade da alimentação e do autocuidado, físico e emocional dos estudantes.

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido anualmente com alunos da rede municipal de ensino, começou a ser preparado no início de março deste ano quando representantes das secretarias de Educação e de Saúde de Rio Preto se reuniram para o planejamento das ações.

O trabalho é realizado por meio de uma parceria entre secretarias de Educação e Saúde, envolvendo a UBS do território (região onde fica a escola municipal) e a universidade.

Texto e foto: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação