Programação do Mês da Mulher começa com audiência na Câmara Municipal

Secretária Cristina anuncia aumento de verba e inauguração do 2º CRAM

3 de março de 2022

Tradicionalmente reservado a homenagens e apoio às mulheres de modo geral, o mês de março em Rio Preto começou sua programação conscientizadora nesta quinta-feira, dia 3/3, com sessão na Câmara Municipal às 9h: nesta ocasião, a professora Maria Cristina Godói Augusto, secretária municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, apresentou um balanço de sua pasta e anunciou novidades, entre elas, o aumento de verba orçamentária para socorrer os projetos, a adesão ao programa nacional Sinal Vermelho e a construção da segunda unidade do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher. A nova unidade do CRAM, que acolhe e acompanha a mulher agredida, será instalada na Zona Norte. A verba orçamentária para a Secretaria da Mulher subiu de 2 milhões para 4.928 milhões.

Acompanhada da responsável pelo CRAM Cleia Lima, a secretária informou, entre outros dados, o número de atendimentos de violência de 2020, 2021 e janeiro de 2022, com aumento significativo de 125% em 2021, o ano da pandemia.

“Mulher agredida não fica sem atendimento aqui em Rio Preto. Temos várias opções para a mulher procurar ou ser encaminhada. Ela pode procurar ajuda espontaneamente nas delegacias comuns, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar, temos a Vara da Violência Doméstica no Fórum, Defensoria Pública, Ministério Público, os conselhos, tudo isso forma uma rede de acolhida e apoio à mulher,” disse a secretária Cristina.

“E agora estamos aderindo à campanha de nível federal Sinal Vermelho, organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e pelo CNJ-Conselho Nacional de Justiça. Essa ação envolve redes de farmácia e hotelaria. A mulher agredida, que está em processo de violência, opressão, maus tratos, ela pode denunciar silenciosamente o seu agressor, bastando escrever na palma da mão um X com batom ou lápis vermelho e mostrar para o atendente do estabelecimento. Com isso, discretamente, o atendente pode acionar policiais, algum tipo de ajuda, e salvar aquela mulher,” completa Cristina.

A capacitação para desenvolver a campanha Sinal Vermelho está marcada para o dia 18 de março e será feita pelo juiz titular da Vara contra a Violência Doméstica, dr. Alceu Corrêa.

PROGRAMAÇÃO PARA O MÊS DA MULHER

Dia 5/3 – Brechó solidário na Escola Municipal Carmem Nelita, , avenida Alfredo Teodoro de Oliveira, 25, bairro Bela Vista

Dia 8/3 — inauguração do outdoor Dia Internacional da Mulher – em homenagem às mulheres do município

Dia 8/3 – Roda de Conversa na OAB, sobre o CRAM e saúde mental (com a psicóloga Marcela)

Dia 8/3 – 14h – Homenagem à luta das mulheres – apresentação intergeracional pela Assistência Social

– Panfletagem da equipe do CRAM no calçadão

Dia 8/3 -15h30 – Bate-papo com funcionários e clientes do Outback Iguatemi Rio Preto

Dia 9/3 — Aniversário e Capacitação da Patrulha Maria da Penha:
8h30: Recepção, café da manhã e abertura do evento (Secretária da Mulher, Diretor GCM, Coordenador GCM e Diretor EGP);
9h30: Palestra “O Enfrentamento da Violência Doméstica no Âmbito Jurídico” (Dr. Alceu Correa Júnior);
9h45: Palestra “A Segurança Pública e a Defesa dos Direitos das Mulheres” (Dra. Dálice Ceron)
11h — 12h: Palestra “O que os indicadores de violência da Vigilância Epidemiológica nos dizem mulher no Município” (Rita Vilella)
13h30 — Palestra “A importância das questões de gênero no acolhimento aos usuários dos serviços públicos” (Renata Galli Barbosa)
14h45: Palestra “A estruturação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica na perspectiva do atendimento psicosociojurídico das mulheres e seus familiares. ” (Cléa Lima)
17h: Encerramento. Público alvo: 10 Patrulheiros Maria da Penha e 10 agentes públicos da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial.

Dia 11/3 — 08h30 – Bate-papo da equipe do CRAM sobre Violência Doméstica com as mulheres atendidas pelo CAESM (Psicóloga Rafaella e Assistente Social Nathália)

18/3 — Reunião e capacitação com a Acirp, Rede de Farmácias e Hotelaria sobre Campanha Sinal Vermelho em parceria com Poder Judiciário (CNJ)

24/03 — 14h00 – Roda de Conversa com a Equipe CRAM sobre Violência Doméstica no Centro de Convivência da Juventude (CCJ) (Psicóloga Rafaella e estagiária Monique)

26/3 — 8h às 17h Palestra com a equipe do CRAM sobre Violência Doméstica no 1º Encontro de Mulheres do Agro” (SENAR)