Projeto de novo museu avança com memórias de ex-ferroviários

Iniciativa quer registrar histórias e obter auxílio na curadoria de materiais

27 de julho de 2023
Ex-ferroviários participam de encontro de planejamento do novo Museu Ferroviário

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, promoveu nesta quinta-feira (27/7) uma reunião com ex-ferroviários que atuaram nas linhas da cidade, a fim de convidá-los a compartilhar histórias e materiais para a composição do acervo de longa permanência do Museu Ferroviário.

O prefeito Edinho Araújo participou do encontro, ao lado do secretário de Desenvolvimento, Jorge Luis de Souza, e de Thais de Freitas, representante da secretaria de Cultura que coordena a elaboração do acervo do novo museu. O historiador Agostinho Brandi e a pesquisadora Daniela Faria também estiveram na reunião.

Os ex-ferroviários João Jacynto De Souza, José Carlos Bertuga, Osvaldo Pinto e José Panim, e o atual maquinista do Trem Caipira, Marcelo Jorge Honório de Oliveira, compartilharam algumas histórias da linha férrea em Rio Preto.

“Nós queremos reunir e registrar justamente essa memória para que elas estejam no Museu Ferroviário, compartilhar esse conhecimento com os futuros visitantes. Também contamos com o auxílio de quem tem essa vivência para fazer a curadoria do material que vai ser exposto”, diz Thais de Freitas.

O encontro foi realizado na Sala do Empreendedor, que é parte da secretaria de Desenvolvimento Econômico — desde 2021, a pasta está instalada no prédio da antiga estação ferroviária de Rio Preto, em área restaurada para esse fim.

Em seguida, os participantes foram visitar as obras do espaço onde será instalado o museu, também no prédio da antiga estação. A prefeitura já investiu mais de R$ 8,88 milhões no restauro do imóvel, em três etapas: a primeira, entre 2020 e 2021, preparou parte do prédio para ser a sede da Secretaria de Desenvolvimento; na segunda, que foi até maio de 2022, foram construídas novas estruturas, entre elas a Sala do Empreendedor; agora, as obras se concentram na área da torre, a fim de viabilizar a instalação do Museu Ferroviário e da Casa do Artesão. A previsão é de que a obra seja concluída até janeiro de 2024.

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação
Foto: Fabrício Spatti / Pref. Rio Preto