Projeto Famílias Acolhedoras promove roda de conversa com Assistência Social

Serviço tem a finalidade de acolher crianças que sofrem situações de violação de direitos

11 de abril de 2023

O projeto Famílias Acolhedoras, serviço do Centro Regional de Atenção aos Maus-tratos na Infância (Crami), registrou na segunda-feira, dia 10, encontro na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), para avaliar o processo de capacitação e acompanhamento. A roda de conversa reuniu 20 pessoas, entre famílias acolhedoras e técnicos de referência do Crami e da Assistência Social.

O serviço Família Acolhedora tem a finalidade de acolher crianças que sofrem situações de violação de direitos. A criança passa a conviver com as famílias do serviço, dentro de suas casas, onde pode permanecer até a decisão judicial, para ser reintegrada à sua família biológica ou adotiva.

“Precisamos fomentar esses espaços de escuta e acolhida das famílias que cuidam com tanta responsabilidade e afeto das crianças que sofreram algum tipo de violação de direitos. São muitos anseios e dúvidas compartilhadas entre as famílias e técnicos de referência, e esses espaços fortalecem os vínculos e incentivam a permanência no serviço”, disse a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni.

Atualmente, o município de Rio Preto tem 15 famílias inscritas no serviço. Segundo a assistente social e coordenadora do Crami, Simone Graciane, a proposta do serviço é proporcionar para a criança uma rotina individualizada e de vínculo familiar e comunitário, não institucional.

“As fases das crianças são muito significativas, exigem muita dedicação, atenção e cuidado, por isso, precisamos das famílias acolhedoras, para que a criança se desenvolva dentro de um ambiente afetivo”, diz.

A família interessada em participar do serviço deve entrar em contato com a equipe do Crami pelo telefone (17) 3227-3484. Os candidatos receberão capacitação e acompanhamento até o fim do processo, além de um auxílio financeiro mensal. Podem se candidatar pessoas a partir de 18 anos que não estejam na fila de adoção.

Sobre o CRAMI

O Crami é uma Organização não Governamental (ONG) que atua na atenção, prevenção e proteção de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos em família. Desde 2001, foi firmado termo de colaboração com a Semas, possibilitando a contratação de profissionais, ampliando o atendimento no município. A parceria com a Funfarme/Famerp mantém grande parte da estrutura física de funcionamento, incluindo a sede do Crami, linha telefônica, despesas com água e energia e utilização de computadores.

Texto: Thayla Azevedo/ Secretaria de Assistência Social
Foto: Bruno Carvalho/ Pref. Rio Preto