Prova de velocidade marca o início do ciclismo

Modalidade reúne 280 ciclistas e 20 municípios

10 de outubro de 2023

Umas das provas mais aguardadas dos Jogos Abertos ‘Horácio Baby Barioni” começou nesta terça-feira, 10, reunindo 280 atletas (20 cidades) entre feminino e masculino. A modalidade de ciclismo será realizada até a próxima sexta-feira, dia 13, com provas de velocidade individual, australiana e resistência.

O técnico da equipe de Rio Preto, Luís Henrique Flauzino, disse que a cidade conta com 20 competidores, sendo 6 mulheres, que já iniciaram a disputa conquistando o 4º lugar na prova de velocidade.

“As expectativas são boas e já começamos a competição com um 4º lugar no feminino. As nossas provas principais são as de quinta e sexta, onde, com certeza, teremos bons resultados”, disse confiante Flauzino.

A prova de velocidade feminina teve como representantes as rio-pretenses Dayene Cristina Franco Soares e Liara Nunes Assunção, que fizeram o quarto melhor tempo do dia. A dupla de Santos ficou com o primeiro lugar e São José dos Campos foi o segundo colocado.

A disputa teve início nesta terça-feira, com a prova de velocidade olímpica; na quarta, velocidade individual; quinta-feira, a de critério por pontos; e na sexta, a prova de resistência.

“Acompanhei a primeira prova da modalidade e pude presenciar a alegria e a vontade de vencer de cada competidor. São José do Rio Preto possui inúmeros eventos ligados ao ciclismo e, por isso, possui experiência e estrutura para realizar esse tipo de prova”, comentou o secretário de Esportes, Fábio Marcondes.

A prova de velocidade por equipe foi realizada na avenida Professora Olga Mallouk Lopes da Silva próximo a Estância Santa Edwirges, no extremo norte da cidade.

Na categoria feminina, as provas eram realizadas em um trecho de 500 metros, com duas competidoras, cada uma percorrendo um trecho de 250 metros. Já na masculina, o percurso era de 750 metros, com três competidores, 250 metros para cada atleta.

Nesta quarta, 11, a prova de velocidade será realizada no individual. Na quinta, 12, a prova será realizada próximo ao Shopping Iguatemi, na avenida doutor José Carlos Brambatti, no bairro Parque dos Pássaros.

Serão 50km para os homens e 25km para as mulheres, em uma disputa com vários ciclistas, em distâncias longas. A cada dez voltas há um sprint intermediário, que rendem pontuação para os quatro primeiros.

Na sexta, 13, a prova será de resistência, realizada na estrada José Domingues Netto, próximo à Vila Azul. Serão 12 voltas para os homens (120km), e seis voltas para as mulheres (60km).

Todas as provas contam com apoio da Guarda Civil Municipal e são abertas ao público.

 

Campeão Brasileiro de Ciclismo

Representando a cidade de Santos, João Vitor da Silva, 26 anos, o atual campeão brasileiro de ciclismo de pista e atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo desde 2017, confirmou o favoritismo e conquistou o 1º lugar, ao lado dos atletas Daniel Henrique Gruer de Brito e Mauro Santos de Aquino.

“Estamos com um time forte, mas é preciso estar preparados para os Jogos. Sabemos que no atletismo é preciso contar com a ajuda do tempo em todas as provas. A prova foi bem disputada e estou feliz com o resultado”, comemora o representante santista.

Natural de Foz do Iguaçu (PA), João Vitor é campeão brasileiro nos anos de 2019, 2021,2022 e 2023. Atualmente mora na cidade de Maringá (PA), onde realiza treinos no velódromo da Vila Olímpica, considerada uma das melhores do país por especialistas na prática do ciclismo.

 

De volta

Davi Pontarolli Romeo, 37 anos, quase 30 competindo no ciclismo, sempre na categoria pista, está de volta. Depois de cinco anos longe das competições, o atleta que é conhecido como V8, voltou para disputar contra as grandes feras do ciclismo brasileiro.

“Parei por cinco anos e voltei a competir após um convite da cidade de Araçatuba. Ganhamos os Jogos Regionais, disputados aqui mesmo, levando a melhor na velocidade por equipe, o que nos classificou para os Abertos”, comentou o atleta.

Mesmo aposentado por cinco anos, Davi mostrou que ‘o motor V8’ continua eficiente e com ótimo desempenho. A equipe de Davi ficou com o segundo lugar, correndo com Franklin Gomes de Almeida e Leandro Reichemback.

Davi Pontarolli Romeo também integrou a Seleção Brasileira de Ciclismo de 2007 a 2015, foi medalhista sul-americano, ficou por seis vezes na quarta colocação dos Jogos Pan-Americanos, acumula vários títulos paulistas, e medalhas em Jogos Regionais e Jogos Abertos.

A expectativa do atleta agora é agregar para a equipe e levar nossas experiências para a sua assessoria esportiva.

Os jogos

Maior competição poliesportiva da América Latina, a 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que acontece de 2 a 14 de outubro em São José do Rio Preto, reúne um seleto grupo de estrelas em meio aos cerca de 8 mil atletas, além de revelar inúmeros talentos no esporte.

A edição de número 85 dos Jogos Abertos tem 188 cidades paulistas. Serão 28 modalidades disputadas: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, malha, natação, supino, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Cobertura
Site: www.riopreto.sp.gov.br/jogosabertos
Entrevistas em áudio: soundcloud.com/smcsriopreto
Galeria de Imagens: www.flickr.com/photos/prefeiturariopreto/
Instagram: www.instagram.com/prefriopreto

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos: Bob Nunes/Jogos Abertos