Redação de documentos oficiais

Novo curso da Escola de Gestão Pública orienta sobre comunicação corporativa

19 de julho de 2022

O ambiente profissional utiliza muitos documentos para registrar e arquivar informações diversas, que são importantes às operações diárias de qualquer empresa. Lembramos que que a comunicação escrita no universo organizacional tem por finalidade o registro de informações que serão relevantes para a tomada de uma decisão em particular. Por isso a redação de tais documentos deve ser clara, objetiva, com vocabulário e com terminologia adequada, escrita em norma culta, ou língua padrão. Com esses cuidados logo se reconhece a credibilidade do documento, do profissional e do órgão.

A Escola de Gestão Pública Ana Maria Vilela, da Prefeitura de Rio Preto, tem um conjunto de aulas que pretendem levar o profissional a dominar técnicas de redação, contextualizando os conhecimentos para aplicar nas diferentes situações do cotidiano profissional e na sociedade, como meio de resolver problemas e se expressar com profissionalismo ético e cidadania.

O curso propõe o desenvolvimento de normas técnicas que norteiam a leitura, a interpretação e a redação de textos técnicos, científicos, correspondências e documentos usualmente manipulados em instituições profissionais e/ou em órgãos correlatos.

Será aplicado pela educadora externa Dra. Patrícia Helena Mazucchi Saes, doutora, mestre e graduada em Letras pela pela Unesp Rio Preto. É professora universitária na UNIP nos cursos de Design Gráfico, Farmácia, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo e Educação Física. Disciplinas: Comunicação e Expressão, Oficina de Texto, Interpretação e Produção de Textos, Metodologia Científica e Comunicação Aplicada. Atuou como professora na UNORP, FAFICA (Catanduva), Faceres, UNILAGO (União das Faculdades dos Grandes Lagos) e UnyLeya (AVM Faculdade Integrada/UnyLeya).

 

Datas: 23/8, 30/9, 6/9, 13/9, 20/9 e 27/9
Público-alvo: Servidores (estatutários, CLT, estagiários, terceirizados) da administração direta e indireta da Prefeitura de Rio Preto.
Local: Plataforma Zoom.
Carga horária: 12 horas – 6 encontros de 2 horas.
Horário: 14h às 17h
Inscrição:
https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/inscricao.php/inscricao?id=Iy0zRFUKYAo=
Vagas: 20 vagas por turma.
Lista de espera: https://forms.gle/qrTNXv8fa9LSqxg79

CONTEÚDO:
– Conceito de texto, Intertexto e Contexto.
– Tipos de textos: descrição, narração, dissertação.
– Estudo do parágrafo: estrutura, formas de ordenação, articuladores.
– Coesão e coerência progressão.
– Argumentação e persuasão: recursos argumentativos.
– Tipos de textos oficiais – conceituação: ata, relatórios, ofícios, currículo, circular e demais textos técnicos utilizados no âmbito profissional;
– Pesquisa e análise de textos técnicos em jornais e repartições públicas.