Região central ganha 12 pontos de monitoramento

Medidas de reforço da segurança contam com a participação de três secretarias, além da Empro e da GCM

8 de março de 2023

A Prefeitura de Rio Preto, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ampliou e reformulou o monitoramento por câmeras da região central. Agora são 12 câmeras com o acompanhamento das imagens simultaneamente pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal (GCM).

São quatro câmeras do tipo PTZ (com longo alcance e giro em 360°) e oito do tipo bullet (com tecnologia de reconhecimento facial e identificação de placas veiculares). O investimento total foi de R$ 189,9 mil – sendo R$ 157,9 mil em câmeras e R$ 32 mil em instalações elétricas e de fibra óptica.

O sistema de monitoramento da área central será incorporado à futura muralha digital, que está em fase de pré-execução na Secretaria de Trânsito, Transportes e Segurança. “É um trabalho extremamente integrado entre os diferentes setores da administração municipal. Rio Preto está implantando um novo conceito de cidade segura e inteligente”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza.

Está prevista ainda a instalação de mais quatro câmeras na região central ao longo do próximo semestre, o que vai elevar para 17 o total de pontos de monitoramento. Com a utilização desses novos equipamentos, a GCM já registrou, no último fim de semana, um flagrante de tráfico de drogas.

Atualmente, o monitoramento das imagens por parte do município é realizado na Central de Monitoramento da GCM, que fica no Parque Tecnológico, mas, com a implantação do projeto muralha digital, será transferido para a Nova Central de Monitoramento. Mais ampla e com número maior de monitores e agentes, a sala será o “centro nervoso” do futuro sistema municipal.

Além de realizar a instalação das câmeras, a Secretaria de Obras restaurou a iluminação pública do Calçadão, o que garante mais efetividade no registro das imagens.

Execução integrada
O novo sistema de monitoramento da área central conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (coordenação e investimento); Trânsito, Transportes e Segurança (manutenção do sistema), Obras (novas instalações elétricas) e Empro (projeto de fibra óptica). O desenvolvimento do sistema foi realizado pela Empro, enquanto a GCM fará o monitoramento.

Texto: Ademir Terradas e Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Foto: Empro