Região Pinheirinho recebe última audiência do Plano Municipal de Cultura

Comunidade pode apresentar ideias e demandas; encontro será  nesta quinta-feira, 19/10, às 19h no Salão do Centro Esportivo do Pinheirinho

16 de outubro de 2023

A Região Pinheirinho receberá na próxima quinta-feira, dia 19/10, a última audiência pública para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Rio Preto, ação que está percorrendo as 10 regiões do município para ouvir a população sobre o setor. O encontro será às 19h, no Salão do Centro Esportivo. O endereço é rua Beatriz da Conceição, 340 – Bairro Solo Sagrado.

As audiências públicas nas regiões da cidade integram a construção coletiva do Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento de política pública que norteará o setor no município pelos próximos 10 anos, transformando-se em lei municipal. Para isso, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), lançou um desafio a todas as pessoas que se interessam pela evolução da cultural local, pelo desenvolvimento de políticas públicas sólidas para trazer contribuições.

Toda a comunidade dos bairros que fazem parte da Região Pinheirinho está convidada a participar para expor suas visões, ideias e anseios para a Cultura em seu território e para o município em geral. Já foram realizadas reuniões nas Regiões Represa, HB, Cidade da Criança, Central, Schmitt, Talhado, Vila Toninho, Bosque e CEU. Após a Região Pinheirinho, a Comissão do Plano Municipal de Cultura fará um balanço das audiências que será apresentado durante a realização da Conferência Municipal de Cultura, prevista para 28/10.

Plano de Cultura

O Plano Municipal de Cultura (PMC) é um instrumento de planejamento estratégico, de duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura – SMC. Tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

Os Planos Municipais de Cultura darão consistência ao Sistema Nacional de Cultura e constituem-se num instrumento fundamental no processo de institucionalização das políticas públicas de cultura no país.

Um vídeo informativo sobre o que é o Plano Municipal de Cultura está disponível no site do PMC (riopreto.sp.gov.br/planodecultura).

A Região Pinheirinho compreende os bairros:

Chácara Floresta Park

Chácara Tranquilidade