Restauração da estação ferroviária entra na terceira fase

Somando as três etapas da obra, investimento já passa de R$ 8,88 milhões

10 de março de 2023

O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, assinou nesta sexta-feira (10/3) a ordem de serviço para a terceira etapa de reforma e restauração da histórica estação ferroviária do município, com valor superior a R$ 4,9 milhões e prazo de execução aproximado de oito meses.

Nesta terceira etapa, será contemplada a área da torre da estação, com adequação para que o espaço receba a Casa do Artesão e o Museu Ferroviário, com objetos e equipamentos remanescentes da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), posteriormente incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).

Os recursos desta terceira etapa vêm do Finisa, linha de crédito para infraestrutura e saneamento viabilizada por meio da Caixa Econômica Federal (CEF). A executora do projeto será a Constroeste Construtora e Participações.

O evento de assinatura, realizado na própria estação ferroviária, contou com a participação de secretários municipais e vereadores, representantes de ferroviários e de instituições do comércio de Rio Preto.

Durante o encontro, foi apresentado a logomarca do Museu Ferroviário, criado pela Secretaria de Comunicação.

Também foram apresentados dois trechos de documentários que contam a história da linha férrea em Rio Preto. Os filmes foram doados pelos realizadores e serão incorporados ao acervo e exibidos no museu.

Os historiadores Agostinho Brandi e Lelé Arantes contaram um pouco dos principais aspectos da chegada do trem a Rio Preto, cuja estação foi inaugurada em 1912. A cidade foi ponto final da linha férrea até 1933, o que colaborou com o desenvolvimento do município. Neste período, a cidade recebia a produção agrícola de toda a região, principalmente matéria-prima da cultura de café e algodão, que era embarcada para ser levada à capital do Estado ou ao porto de Santos.

O prédio atual, que está sendo restaurado, foi inaugurado em 1941. As obras consideram os aspectos originais do imóveis, para que os visitantes tenham ideia de como eram as instalações originais da estação.

“Começamos a planejar isso há alguns anos, desde 2017, já pensando na integração com o projeto do Trem Caipira e também na restauração da estação do distrito de Engenheiro Schmitt. O apoio do prefeito Edinho Araújo foi fundamental e o que temos aqui é resultado de um trabalho em equipe”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza, ao lado do secretário de Obras, Israel Cestari. Eles agradeceram também à secretaria de Cultura, que intermediou a criação do museu, inclusive catalogando e fazendo a seleção do acervo.

O prefeito Edinho Araújo também lembrou histórias de quando embarcava na estação de Rio Preto e parabenizou o time que trabalhou no projeto. “Nós temos duas estações e, em breve, as duas estarão completamente revitalizadas. Também temos aqui ao lado a nova rodoviária, que é uma obra para marcar Rio Preto”, disse.

Etapas anteriores
Na primeira etapa, que começou em maio de 2020 e terminou em julho de 2021, foi realizada a adequação de uma parte do imóvel original, a fim de instalar a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo. O valor investido foi de R$ 1.730.343,81, com recursos de emenda parlamentar viabilizada por Edinho Araújo em 2016, quando atuava como deputado federal.

A segunda fase começou em setembro de 2021 e terminou em maio de 2022 e incluiu construção de sanitários e da Sala do Empreendedor. O valor de investimento foi de R$ 2.228.174,23, contando também com recursos de emenda parlamentar, disponibilizada a partir da atuação do então vice-governador Rodrigo Garcia. Somando as três etapas, o investimento na estação ferroviária já passa de R$ 8,88 milhões.

Texto: Daniel Martins / Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa / Pref. Rio Preto