Rio Preto adere ao Saúde na Hora e amplia horário de 4 UBSs

Programa incentiva funcionamento das unidades básicas de saúde em horário estendido

25 de julho de 2023

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao Programa Saúde na Hora, iniciativa do Ministério da Saúde que incentiva a implantação do horário estendido de funcionamento nas unidades básicas de saúde (UBS). Em Rio Preto, quatro unidades vão funcionar com horário ampliado: Jaguaré, Solo Sagrado, Santo Antonio e Estoril.

A partir desta quinta-feira, 27/7, a UBS Jaguaré passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, aumentando duas horas por dia o horário de atendimento, que hoje é das 7h às 17h. A ampliação de horário nas outras unidades será feita de forma gradual. Nas UBS Santo Antonio e Estoril, o horário também será das 7h às 19h, enquanto na UBS Solo Sagrado, o horário já é das 7h às 20h, mas terá uma equipe a mais.

No período estendido, a unidade ofertará:
– consultas médicas (com encaminhamento, solicitação de exames e fornecimento de atestado);
– consultas de enfermagem;
– vacinação;
– curativo;
– papanicolau;
– cadastramento no território pelos agentes de saúde;
– trabalho de vigilância ambiental.

“O Programa Saúde na Hora foi lançado para aumentar o acesso às unidades de saúde. Teremos Equipe de Saúde da Família completa, visando principalmente a população trabalhadora que não consegue ter acesso ao serviço de saúde. Temos de oferecer isso à população, principalmente, para trabalharmos com a prevenção”, afirmou a enfermeira e assessora especial da Secretaria de Saúde, Paula Sodré.

Os munícipes serão atendidos nos horários estendidos mediante agendamento prévio na recepção da unidade ou sem agendamento em casos cuja classificação de risco é “azul” e “verde”, como síndromes gripais leves. “Os pacientes com sintomas leves devem evitar os prontos-socorros e UPAS e procurar essas unidades ou a telemedicina”, afirmou Paula Sodré.

O agendamento na telemedicina é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, pelo telefone gratuito 0800 77 22 123. Os atendimentos são realizados diariamente, das 7h às 22h, exclusivamente para munícipes de Rio Preto. Desde que foi implementada, em junho de 2021, a telemedicina já realizou mais de 117 mil atendimentos.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação