Rio Preto avança em dois anos de administração

Apresentação foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a participação de vereadores, de todos os secretários, diretores e presidentes de empresas públicas.

14 de dezembro de 2018

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, apresentou na tarde desta sexta-feira, dia 14, o balanço de 2 anos de administração. Neste período, de acordo com o prefeito, a prioridade de gestão foi arrumar a casa, cumprir as metas de governo e avançar em questões importantes para a cidade, com ações estratégicas em saúde, educação, mobilidade, saneamento, meio ambiente, trânsito, obras de mobilidade urbana, apoio à agricultura familiar, retomada e consolidação de eventos tradicionais como o FIT (Festival Internacional de Teatro) e a Expo Rio Preto, entre tantas outras ações.

“Trabalhamos para recuperar o cuidado com o espaço público e implantamos medidas que impactam positivamente a vida das pessoas, como a criação do Centro Médico de Especialidades no Plaza Avenida Shopping, revolucionando o conceito de atendimento em saúde pública. Projetos sociais e esportivos são desenvolvidos em várias secretarias para inclusão de crianças, adolescentes e idosos”, afirmou o prefeito durante apresentação no gabinete que contou com a presença de vereadores, de todos os secretários municipais, presidentes de autarquias e diretores de empresas públicas.

O prefeito também destacou o conceito de “Cidade Inteligente” com a consolidação do Parque Tecnológico, que já está ocupado pelas primeiras empresas; com o fortalecimento da Empro; o novo Portal do Município (www.riopreto.sp.gov.br), e com o sistema Estacione Digital.

Os investimentos em educação também cresceram, foram comprados 19 novos ônibus escolares para o próximo ano letivo, e os uniformes escolares estão garantidos para os 40 mil alunos da rede municipal.

Pensando no ensino de qualidade, a Prefeitura de Rio Preto cedeu o prédio do antigo Cefam para o Instituto Federal de São Paulo que já está em obras e com vestibular previsto para 2019.

Novos recursos para investimentos em obras, recape, reflorestamento, galerias pluviais, drenagens e canalizações, pavimentação asfáltica e recapeamento estão garantidos com o Finisa, no valor de R$ 203 milhões.

Este ano, a Prefeitura avançou no recapeamento de ruas e avenidas. Foram 200 quilômetros de asfalto novo. Também foram retiradas mais de 34 mil toneladas de lixo despejado em locais irregulares.

Foi iniciada a construção de um novo viaduto da Região Norte para desafogar o trânsito nas avenidas Mirassolândia, Domingos Falavina e Ernani Pires Domingues.
Graças à parceria com o Governo Federal, a cidade está ganhando 14 novos acessos com a duplicação da BR-153, uma das maiores obras rodoviárias em andamento no Brasil, para a qual não faltaram recursos este ano. Agora em dezembro a obra está 65% concluída e já há previsão orçamentária para a continuidade dos trabalhos em 2019.

A prefeitura cumpriu com o plano de metas do governo e implantou o wi-fi gratuito nos ônibus urbanos e começa a ser expandido para praças centrais e prédios públicos.

As parcerias com a iniciativa privada renderam frutos com a adoção, reforma e construção de praças.

“Tudo isso que apresentamos hoje e o que já está em andamento só foi possível graças ao indispensável apoio do Poder Legislativo, a dedicação dos servidores municipais e o apoio da iniciativa privada e da sociedade civil”, concluiu o prefeito.

Veja a apresentação da Prestação de Contas