Rio Preto é campeã do Prêmio do TCESP-ODS pela criação do Comitê de Retomada Econômica

Prefeito Edinho e o vice Bolçone recebem a condecoração na capital paulista

2 de dezembro de 2021

O prefeito Edinho Araújo e o vice-prefeito e secretário de Planejamento Orlando Bolçone participaram nesta quinta-feira 2/12 em São Paulo, da cerimônia de entrega do prêmio do Tribunal de Contas do Estado aos municípios vencedores do concurso sobre boas práticas durante a pandemia. Rio Preto ficou em primeiro lugar entre as cidades que receberam o prêmio TCE-ODS, por conta das ações adotadas pelo Comitê de Retomada da Economia, dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU para o combate à fome, erradicação da pobreza, inclusão social e preservação ambiental. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto Kelvin Kaiser, o vice Gilberto Mariano e o assessor da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento Edinho Filho também participaram da sessão, presidida pela presidente do TCE Cristiana de Castro Moraes. Criado há exatamente um ano pelo prefeito Edinho Araújo para planejar a retomada econômica, o comitê reúne 17 instituições da sociedade civil e do poder público que já apresentaram 34 propostas adotadas pela prefeitura para estimular a economia.

A abertura da programação teve o lançamento do ‘Painel ODS’ – plataforma que reuniu dados municipais e estaduais coletados nas auditorias da Corte de Contas que sejam correlacionados ao tema – e do ‘Relatório ODS – 2021’ do Observatório do Futuro — este ano também dedicado à superação da crise provocada pela covid-19.

“O Comitê de Retomada Econômica em pouco tempo atingiu os índices traçados pela equipe. O prêmio é o reconhecimento pelas ações e medidas que tomamos em Rio Preto em um momento difícil da pandemia e agora foi aprovado pelo TCE”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

“O prefeito Edinho Araújo se antecipou e Rio Preto foi a primeira cidade do Estado a formar um comitê para planejar a retomada. E esse comitê trabalha de forma integrada, coesa e em sintonia com as demandas dos setores produtivos e impulsionando a recuperação da economia e do mercado de trabalho em Rio Preto”, disse o coordenador do Comitê Orlando Bolçone.

A premiação aconteceu no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP, na capital paulista. Segundo a organização foram mais de 80 inscrições recebidas, todas com ações extremamente positivas e que merecem reconhecimento pelos projetos desenvolvidos e implantados.