Rio Preto é premiada no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde

Trabalho desenvolvido no município foi apresentado na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

20 de julho de 2023

São José do Rio Preto foi premiada no XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado entre os dias 16 a 19 de julho, em Goiânia/GO. Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a gerente de imunização, Michela Dias Barcelos, apresentou o trabalho “Integração da Atenção Primária e Vigilância na Qualificação do Registro de doses aplicadas nos sistemas de informação: o desafio da interoperabilidade”, escolhido como a melhor experiência do Estado de São Paulo na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Com a premiação, o trabalho será fruto de matéria jornalística, divulgada em uma publicação exclusiva do Conasems.

Maior de saúde pública da América Latina, neste ano o Congresso registrou a participação de 10.810 congressistas de todo o Brasil. Entre as inúmeras atividades realizadas, Rio Preto participou da Oficina do ImunizaSUS. “Foram selecionados trabalhos com experiências exitosas na área de imunização. O Imuniza SUS é um projeto do Conasems, com parceria do Ministério da Saúde e outras Instituições, para auxiliar os municípios, fortalecer as ações de imunização e recuperar as coberturas vacinais”, explicou Michela Barcelos.

A experiência de Rio Preto abordou o trabalho desenvolvido pelo município na interoperabilidade de sistema, já que a cidade utiliza sistema próprio (Empro Saúde) e é feito processo de qualificação dos dados e organização do sistema para que todos os registros de vacinados sejam encaminhados para os sistemas oficiais – e-SUS SINPI, sem que isso prejudique a análise de coberturas do município.

“Existem muitos desafios, pois é necessário integração entre os dados para não haver inconsistência e perda de registro. Temos conseguindo junto à Atenção Básica qualificar o registro e hoje não temos perda de dados, mas estamos sempre aprimorando para que o processo seja ainda mais exitoso”, afirmou.

O trabalho também enfatizou a parceria entre as secretarias de Saúde e Comunicação Social para divulgação de mensagens que incentivem a vacinação, com destaque para os materiais educativos, como ímã de geladeira com o calendário da criança e adolescente, para lembrar as famílias das idades indicadas para vacinação e folder com os calendários (“Em qualquer fase da vida, mantenha suas vacinas em dia!”) para apoio às ações educativas dos agentes comunitários de Saúde, além da campanha inédita “Sabadou, Vacinou”, que abre as unidades de saúde um sábado ao mês para vacinação de gripe, covid e rotina.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social