Rio Preto é premiada por ações para eliminação vertical do HIV e a Sífilis

Prêmio Luzia Matida foi entregue a 236 municípios do estado de São Paulo

31 de outubro de 2023
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio Preto, Andreia Negri, recebe prêmio Luzia Matida
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio Preto, Andreia Negri, recebe prêmio Luzia Matida

Rio Preto foi premiada pelo segundo ano consecutivo pelas boas práticas adotadas para eliminação da transmissão vertical do HIV e da Sífilis, ou seja, aquela que é passada de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

Neste ano, o Prêmio Luzia Matida destacou a importância da redução da desigualdade social na eliminação da sífilis congênita, que afeta crianças em todo o mundo. Os municípios homenageados cumpriram os critérios e indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os critérios incluem a taxa de transmissão menor que 2 para o HIV e taxa de incidência para HIV e sífilis menor que 0,5 para cada cem mil nascidos vivos. Para o HIV, os critérios também incluem no mínimo quatro consultas ou mais de pré-natal e a administração de antirretroviral nas primeiras 24 horas de vida do recém-nascido.

Para a sífilis congênita, os indicadores exigem pelo menos quatro consultas de pré-natal e tratamento adequado da gestante com sífilis. Angela Tayra, vice-diretora do CRT DST/Aids de São Paulo, destacou o “progresso significativo na eliminação a transmissão vertical do HIV e da sífilis no estado de São Paulo e o empenho das autoridades de saúde e profissionais em proteger a saúde das futuras gerações”.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Preto, Andreia Negri, recebeu o prêmio – um troféu – na cidade de São Paulo, na semana passada, e destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “O trabalho conjunto realizado pela Vigilância e as unidades assistenciais é fundamental para adoção e manutenção das boas práticas”.

Prevenção, diagnóstico e tratamento

A estrutura da rede pública de Saúde de Rio Preto conta com o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis, que trabalha com prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs e AIDS no município. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a população pode realizar tanto o teste rápido, cujo resultado fica pronto em 15 minutos, quanto o convencional, que demora 15 dias. Caso o resultado seja positivo, a equipe de saúde encaminhará o paciente para o início do tratamento.

O tratamento para os pacientes com HIV/AIDS consiste na ingestão de medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Além do Complexo, as 29 unidades de saúde mantêm o Programa Fique Sabendo, que faz o pré-aconselhamento, a coleta do exame e o pós-aconselhamento. Os insumos de prevenção, como os preservativos (camisinhas), também estão disponíveis nas unidades de saúde. Qualquer pessoa pode retirá-los sem necessidade de identificação.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/SMS