Rio Preto ganha complexo de lazer com mais de 20 atrações

Parque Municipal Olinda Tarraf fica localizado no Residencial Setsul 2

20 de março de 2023

Abrindo a programação deste sábado, dia 18/3, véspera do aniversário de 171 anos de Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo participou da entrega do Parque Municipal Olinda Tarraf, um complexo de lazer localizado no bairro Setsul 2.

Construído na zona sul de Rio Preto, o Parque Olinda Tarraf traz para a cidade um complexo de lazer com mais de 20 opções, incluindo atrações inéditas, como a primeira pista asfaltada de Pump Track (pista que consiste em percurso com “lombadas” ou “rollers” para ser utilizada por bicicletas, patins, patinetes e skate).

A inspiração para a construção da “Pump Track” nasceu com base na pista do Parque das Bicicletas, em Moema, na capital paulista, conforme explica o presidente da Setpar, Sergio Tarraf.

“O local nasceu de um sonho compartilhado com o prefeito Edinho Araújo. Tivemos o apoio do Poder Público e agora podemos entregar para a cidade uma estrutura inédita”, conclui Sergio.

O secretário de Obras Israel Cestari se emocionou ao lembrar da homenageada, Olinda Tarraf. “Eu tive a oportunidade de conviver com a Olinda, professorinha amada e querida. Me lembro quando meus pais e os pais do Sergio se reuniam em casa e nós, as crianças, podíamos brincar juntos”. Israel terminou seu discurso lendo a letra da música ‘meus tempos de criança’, canção de Ataulfo Alves.

O secretário de Esportes, Fábio Marcondes, acompanhou o prefeito e destacou o trabalho que será feito pela pasta no local. “Aqui temos uma importante parceria do Poder Público com a iniciativa privada. O espaço será utilizado por toda a população, com aulas ministradas pelos professores da secretária”, disse ele.

Representando o governo do Estado de São Paulo, coronel Helena dos Santos Reis, secretária de Esportes, falou da importância “de parcerias como essa para fomentar o esporte e incentivar as crianças, melhor idade, população em geral”.

Encerrando o evento, o prefeito Edinho Araújo assinou a ordem de serviço para construção de uma ciclovia na avenida de Maio, totalizando agora mais de 30km de pistas em toda Rio Preto. “Rio Preto fica melhor ainda quando se investe em obras como essa. Temos uma posição de vanguarda em questão de lançamentos em empreendimentos. O espaço ficou lindo e eu convido a população para conhecer o local, afinal de contas, o parque é de todos”.

Participaram da cerimônia os secretários Zeca Moreira (Gabinete), Mário Soler (Comunicação), Nicanor Batista (Semae), Jorge Luís de Souza (Desenvolvimento), Fabiana Zanquetta (Educação), Jean Dornelas (Procon), o presidente da Câmara Paulo Pauléra e os vereadores; Pedro Roberto, Celso Peixão, Bruno Marinho, Renato Pupo e Jean Charles. O deputado estadual Itamar Borges e o assessor do governado Tarcísio de Freitas, Danilo Campetti, também prestigiaram a entrega do parque.

Quem foi Olinda Tarraf

Olinda Addas Tarraf é quem dá o nome ao parque no residencial SetSul 2. Nascida na cidade de Vista Alegre do Alto, em 28 de março de 1930, formou-se professora em 1948. Com grande contribuição à Educação, Olinda lecionou até 1970, época em que adoeceu. Na escola mista EEPG da Olaria Yano, próxima ao parque que hoje leva seu nome, a professora alfabetizou 4 dos seus 5 filhos.

Em decorrência da precariedade, numa época de dificuldade, em especial nas escolas rurais, Olinda levava por conta própria os mantimentos para a merenda que servia de alimento para as crianças. Mãe amorosa, esposa dedicada, pessoa caridosa, generosa e educadora incansável, sempre ensinou seus alunos com afinco e dedicação. Faleceu em 25 de agosto de 1971, na cidade de São José do Rio Preto. Deixa saudade e um legado na educação rio-pretense.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto