Rio Preto garante mais R$ 1 mi para continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos

Repasse é destinado a compra de hortifrútis junto a agricultores familiares. Alimentos, por sua vez, são garantia de segurança alimentar e nutricional a pessoas em vulnerabilidade social

23 de maio de 2018

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, deu mais um importante passo na consolidação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional por meio do Programa Alimenta Rio Preto.

O prefeito Edinho Araújo, que está em Brasília desde ontem (22) participando da “Marcha dos Prefeitos”, esteve com o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Tibério Dorneles da Rocha, que autorizou a liberação de R$ 1 milhão para execução, pelo segundo ano consecutivo, do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra com Doação Simultânea, também chamado de chamando de PAA Municipal.

O repasse vai viabilizar a construção de nova proposta de participação, dando continuidade ao atendimento, evitando a interrupção no abastecimento – que tem término previsto para agosto deste ano – e garantindo, assim, a doação de alimentos a população em situação de vulnerabilidade

PAA em Rio Preto
Rio Preto conquistou de forma inédita em 2017 sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra por Doação Simultânea por meio de Termo de Adesão, o PAA Municipal.

Graças a isso, o município pactou com o Governo Federal o recebimento de R$ 1 milhão, dos quais R$ 703.758 já foram recebidos. O dinheiro foi revertido para compra de hortifrútis de 187 produtores da agricultura familiar local, que individualmente recebem R$ 6.500/ano pelo fornecimento de gêneros alimentícios.

Os alimentos, por sua vez, são direcionados ao Banco Municipal de Alimentos para montagem de cestas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, os 15 itens adquiridos contemplam 32 instituições beneficentes que preparam e oferecem refeições e 400 famílias assistidas pela rede municipal de Assistência Social.

Marcella Moreira