Rio Preto garante mais R$ 500 mil para Agricultura Familiar

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia pequenos produtores rurais e público atendido pelo Banco Municipal de Alimentos

27 de novembro de 2019

Pelo terceiro ano consecutivo, São José do Rio Preto foi contemplado com R$ 500 mil em pactuação pelo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, na modalidade Compra com Doação Simultânea.

A conquista foi confirmada em visita do prefeito Edinho Araújo a Brasília, nesta terça-feira (26), quando foi recebido pelo secretário de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Carlos Cavalcante.

“Nós precisamos continuar buscando meios para fortalecer nossas políticas públicas em benefício do homem do campo, assim como das famílias que necessitam de assistência alimentar”, comenta o prefeito.

O investimento vai beneficiar cerca de 80 produtores rurais da Agricultura Familiar, que comercializam seus produtos para abastecimento do Banco Municipal de Alimentos, serviço responsável pelo fornecimento semanal de cestas de hortifrútis a 1.800 famílias em situação de vulnerabilidade social.

PAA em Rio Preto

Rio Preto conquistou de forma inédita em 2017 sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na modalidade Compra por Doação Simultânea por meio de Termo de Adesão, o PAA Municipal.

Graças a isso, o município pactuou com o Governo Federal o recebimento de R$ 1 milhão e, em 2018, de mais R$ 500 mil, destinados à compra de hortifrútis de, no total, 292 produtores da agricultura familiar local. Individualmente, os beneficiados receberam R$ 6.500/ano pelo fornecimento de gêneros alimentícios ao município.

Outros R$ 20 mil são destinados à agricultura familiar por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Produtores que já atendem aos critérios para participação do PAA por Doação Simultânea e fornecem para a merenda escolar estão, automaticamente, em condições de participar do PAA Institucional, que acrescenta mais 20 mil/ano para as compras públicas que abastecem outros equipamentos do município. Com isso, a possibilidade de venda da produção ao município pode chegar a até R$ 46.500 mil por ano por produtor.

Marcella Moreira