Rio Preto garante mais R$ 500 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos

Repasse é destinado a compra de hortifrútis junto a agricultores familiares. Alimentos são garantia de segurança alimentar a pessoas em vulnerabilidade social

9 de agosto de 2018
banco-alimentos
Repasse será destinado à compra de hortifrútis vindos de pequenos produtores. Os alimentos compõem as cestas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social e instituições sociais cadastradas na rede municipal de assistência social Foto: Ivan Feitosa Foto: Ivan Feitosa/SMCS.

A Prefeitura de Rio Preto foi contemplada com mais R$ 500 mil para o seu Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra com Doação Simultânea, também chamado de chamando de PAA Municipal. A boa notícia veio com a publicação da Portaria nº 67, de 7 de agosto de 2018, no Diário Oficial da União. A oficialização, por sua vez, foi seguida da ida do prefeito Edinho Araújo a Brasília, cujo principal objetivo foi dialogar sobre o repasse com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.

“É uma grande conquista para nosso município estar habilitado ao Programa de Aquisição de Alimentos. Tivemos uma primeira pactuação, no ano passado, que injetou R$ 1 milhão na agricultura familiar para atendimento às famílias assistidas pela rede municipal de assistência social. Agora, essa renovação do pacto, nos dará condições de continuar com o programa”, afirmou o prefeito, que destacou ainda o apoio que tem recebido do governo federal para a continuidade do programa.

O repasse vai viabilizar a construção de nova proposta de participação, dando continuidade ao atendimento à população, evitando a interrupção no abastecimento e garantindo, assim, a doação de alimentos à população em situação de vulnerabilidade

PAA em Rio Preto

Rio Preto conquistou de forma inédita em 2017 sua participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra por Doação Simultânea por meio de Termo de Adesão, o PAA Municipal.

Graças a isso, o município pactou com o Governo Federal o recebimento de R$ 1 milhão, dos quais R$ 945.787,38 já foram executados.

O dinheiro foi revertido para compra de hortifrútis de 187 produtores da agricultura familiar local, que individualmente recebem R$ 6.500/ano pelo fornecimento de gêneros alimentícios.

O primeiro ano de pactuação do PAA – ainda vigente – permitiu a aquisição de 303.586 toneladas de alimentos. Para a nova pactuação de R$ 500 mil, espera-se adquirir em torno de 240 toneladas de hortifrútis.

Os alimentos, por sua vez, são direcionados ao Banco Municipal de Alimentos para montagem de cestas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, os 15 itens adquiridos contemplam 32 instituições beneficentes que preparam e oferecem refeições e 400 famílias assistidas pela rede municipal de Assistência Social.

Texto: Marcella Moreira