Rio Preto promove 1ª Semana Municipal do Brincar

Escolas e diversos espaços públicos dedicam programação especial para valorizar a importância da brincadeira no desenvolvimento da infância

26 de maio de 2023

A cidade de Rio Preto promove, pela primeira vez, a Semana Municipal do Brincar, em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, que acontece neste domingo, dia 28. Idealizado pela secretaria de Educação, com apoio das secretarias de Esporte, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde e da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, até o dia 2 de junho em diversos pontos públicos da cidade, acontecerão atividades dedicadas à importância e valorização do brincar na infância.

O tema ganhou mais destaque após a pandemia de Covid-19 quando as crianças passaram longos períodos em casa, com espaços restritos para desenvolver brincadeiras. “Queremos resgatar o lazer em família ao ar livre. Temos muitos espaços de área verde em nossa cidade que devem ser explorados. As brincadeiras fazem parte da essência de cada criança e é preciso incentivar estas atividades para que diminuam os tempos em tela”, afirma o prefeito Edinho Araújo.

A secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, afirma que o brincar faz parte do planejamento escolar na educação infantil. “Este é um direito da criança e qualquer pessoa pode proporcionar. As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento emocional, social e criativo de todos eles. Através desta semana de atividades queremos propor que as brincadeiras sejam priorizadas constantemente, em todos os lugares”, explica a secretária.

Durante toda a semana as escolas, os parques, praças, CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), projetos de contraturno, represa, oferecerão uma programação especial para dar visibilidade a esta importante atividade que é o momento de brincar. A programação tem início com os Parques Ecológicos e a Cidade das Crianças, com atividades voltadas para integração de toda família.

A 1ª Semana Municipal do Brincar – A natureza no brincar, também inclui a participação da educadora Ana Carol Thomé, idealizadora do programa Ser Criança é Natural, com palestras na terça-feira, dia 30, com o tema “Aprender com a natureza: a brincadeira aliada ao desenvolvimento no contexto escolar”, no Teatro Paulo Moura, destinada aos professores e gestores da rede municipal.

Garantir o direito de brincar em diferentes espaços e equipamentos da cidade é uma das diretrizes para a construção de uma política pública sobre a temática, conforme os eixos do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq.

A Semana Mundial do Brincar acontece desde 1998 e a proposta é que, a partir de agora, Rio Preto também celebre a data anualmente. “Nosso objetivo é fazer com que toda a comunidade se envolva e faça parte do projeto. São brincadeiras simples como pular corda, jogos, caça ao tesouro, contar histórias que, se feitas diariamente com as crianças, promovem excelentes ganhos no processo de formação”, finaliza a coordenadora executiva de Políticas Públicas da secretaria de Educação, Leandra Justo Herrera.

Confira a programação