Rio Preto realiza Fórum para debater a situação da pessoa idosa

Encontro servirá para debater as ações para garantia de direitos

9 de outubro de 2023

O Fórum “Desafios para a garantia dos Direitos da Pessoa Idosa” tem o objetivo de discutir a situação da pessoa idosa, políticas públicas e iniciativas necessárias à garantia dos seus direitos. O encontro, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) com apoio da Secretaria de Assistência Social, será realizado no próximo dia 16 de outubro, no anfiteatro da Unilago – União das Faculdades dos Grandes Lagos.

O evento terá 400 vagas e será aberto à comunidade, as inscrições podem ser feitas pelo link:

Inscrições

É importante considerar o envelhecer da população, com os adultos de hoje respeitando a legitimidade das pessoas idosas, não podendo ter seus direitos diminuídos ou excluídos à medida que elas envelhecem. Os casos de violência física e sexual, o aumento de casos de violência patrimonial contra idosos, em diversas formas de fraudes, são desafios que precisam ser enfrentados.

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022, divulgado recentemente, apontou que a população idosa no país alcançou o número de 31,2 milhões, sendo 14,7% dos brasileiros. Esse crescimento traz desafios para a garantia de direitos. “Teremos cada vez mais a população envelhecendo. É preciso discutir ações de promoção de direitos e como preparar a sociedade para o tratar essa pessoa idosa”, comentou a presidente do CMDPI Maria do Carmo Liria Andreu Cardin.

“O Fórum representa o espaço de participação social, possibilitando à pessoa idosa atuar como protagonista e tomar parte das discussões e debates sobre proteção e defesa dos próprios direitos. Precisamos de políticas públicas voltadas à esse público em todas as áreas da política pública para garantir um envelhecimento saudável”, observou a secretária Helena Marangoni, da Assistência Social.

Texto: Secretaria de Assistência Social
Arte: Bruno Carvalho/Pref./Rio Preto