Rio Preto terá Centros de Hidratação para tratar pacientes com dengue

Previsão é que primeiro local comece a funcionar no dia 18 de fevereiro

6 de fevereiro de 2019

Com o surto de dengue em Rio Preto – são 453 casos confirmados da doença e outros 1.624 em investigação – uma das estratégias adotadas pelo município para garantir a assistência qualificada a pacientes acometidos pela doença é a criação de dois Centros de Hidratação, onde pacientes receberão os cuidados necessários para o tratamento da dengue.

Um dos Centros ficará no atual Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), localizado na Avenida Domingos Falavina, 1.470, Jardim Marajó (região CEU). Já o serviço realizado no local será transferido para o prédio do antigo Ambulatório de Especialidades – ARE. A previsão é que esse Centro comece a funcionar no dia 18 de fevereiro, com atendimento diário de 24h, e 50 leitos. O outro Centro de Hidratação ficará na Região Central/Sul, com outros 60 leitos, mas sem previsão de início.

Em qualquer um dos locais não haverá atendimento direto. Para ser atendido, o munícipe deve passar primeiro por uma unidade básica de saúde, onde será comprovada pela equipe médica a necessidade de transferência para o Centro. A locomoção será feita pela Central de Remoção (SAMU). Caso as UBS e UBSFs estejam fechadas, o paciente poderá ir até uma unidade de pronto atendimento (UPA), de onde poderá ser transferido ao Centro de Hidratação. Nos casos de dengue de maior gravidade, o direcionamento será aos hospitais.

É importante que após o atendimento e liberação do Centro, o paciente volte à UBS ou UBSF onde passou pelo atendimento inicial para acompanhamento. O médico indicará o período do retorno. Nas unidades, serão implementados serviços de coleta de Hemogramas com resultado mais rápido, a fim de confirmar o diagnóstico.

Os Centros de Hidratação devem funcionar provisoriamente por um período de 90 dias, ou seja, quando os casos de dengue devem se intensificar.

Atualização dengue:
A Secretaria de Saúde atualizou o número de casos de dengue no município. Até a data presente (6/2), 453 casos foram confirmados, 1.624 estão sendo investigados e 199 foram descartados. No total, há 2.276 casos notificados. Um óbito suspeito de dengue, com resultado de teste preliminar positivo, está sendo investigado pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente era um homem, de 66 anos que apresentava cardiopatia, neuropatia e outras comorbidades. Os sintomas sugestivos de dengue iniciaram em 20/1/2019, com internação em 26/1/2019 e óbito em 31/1/2019.