Rio Preto terá mais 30 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria

Na segunda-feira, 10 vagas de UTI pediátrica e 10 vagas para adultos já estarão disponíveis no Complexo HB

6 de abril de 2023

A rede pública de saúde de São José do Rio Preto terá, custeados pelo Estado, 20 novos leitos de UTI pediátrica e 10 de UTI adulto, além de 40 leitos de enfermaria que serão pagos pelo município. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6/4, pelo prefeito Edinho Araújo e pelo secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião com representantes de hospitais credenciados, na sede da Prefeitura.

Os primeiros 20 leitos de UTI (10 para crianças e 10 para adultos) começam a atender a partir de segunda, dia 10/4, no Hospital de Base e no Hospital da Criança. Além disso, o município também terá outros 10 leitos de UTI pediátricos que abrem dentro de 40 dias na Santa Casa, custeados parte pelo Estado e parte pela Prefeitura. Já os 40 leitos de enfermaria serão ativados no HB a partir da semana que vem.

As medidas anunciadas têm como objetivo reduzir a alta demanda verificada nas UPAs e Prontos-Socorros nas últimas semanas, e a dificuldade na transferência dos pacientes mais graves para os hospitais, principalmente crianças. Houve um esforço conjunto do Estado e do município para a abertura emergencial dos leitos.

O prefeito Edinho Araújo ressaltou a importância da reunião por colocar na mesa de discussões os representantes de hospitais, técnicos da Secretaria da Saúde e vereadores para um diálogo direto com o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. Do diálogo resultou a ampliação dos leitos e uma melhor condição de atendimento à população nas unidades municipais de saúde.

“Foi uma reunião muito positiva, com a presença do doutor Eleuses, representando o governo de São Paulo, mostrando todo o apreço do Estado pela cidade e pela saúde”, disse Edinho, acrescentando: “É uma solução para os problemas imediatos que estamos vivendo com a falta de leitos; vai desafogar o atendimento”.

O secretário Eleuses Paiva apresentou um diagnóstico da situação de atendimento em várias regiões do Estado e confirmou que está em curso um planejamento para regionalizar o atendimento de saúde, usando a estrutura de pequenos hospitais e santas casas que hoje estão ociosos. Os recursos para implantar este atendimento regionalizado serão bancados pelo Estado.

Eleuses afirmou que “a presença do Estado aqui é para demonstrar ao prefeito Edinho e à região a parceria que o governador Tarcisio de Freitas entende que tem que haver entre governo e municípios. Saio daqui muito satisfeito, levando para o governador Tarcisio que, emergencialmente, o problema foi solucionado, com a proposta encaminhada pelo prefeito e aceita pelo Estado”, afirmou.

“Importante para a população – acrescentou Eleuses – que esse problema não está acontecendo só em Rio Preto. Essa circulação elevada de um vírus em crianças, casos seguidos de insuficiência respiratória. Portanto, esse problema passamos também em outras regiões, e o governo Tarcisio de Freitas está resolvendo em parceria com o municípios.”

Participaram da reunião com Edinho e Eleuses o vice-prefeito e secretário munipal de Planejamento, Orlando Bolçone, André Baitelo (secretário municipal interino da Saúde), Antonio Baldin (assessor da Secretaria Municipal de Saúde), Mário Soler (secretário municipal de Comunicação), Guilherme Camargo (diretor da Divisão Regional de Saúde – DRS-15), Jorge Fares (diretor-executivo do Hospital de Base) e o Nadim Cury (provedor da Santa Casa de Rio Preto), além dos veredores Celso Peixão e Julio Donizete.

Texto: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

Fotos: Fabrício Spatti/Pref.Rio Preto