Rotatividade nas vagas do E-Digital aumenta 65% em dois anos

Dados do sistema também apontam diminuição no índice de multas

2 de fevereiro de 2023

O total de horas vendidas para utilização do estacionamento rotativo em Rio Preto, o Estacione Digital, aumentou 65,8% no ano passado, quando comparado a 2020. Se levado em conta apenas o desempenho do ano anterior (2021), o aumento foi de 37%.

No ano passado, foram comercializadas 2.930.742 horas para a utilização das 2.607 vagas (1.200 no Centro e 1.407 no bairro Redentora), enquanto esse montante foi de 1.767.420 dois anos antes. Em 2021, foram vendidas 2.141.109 horas.

“São dados que apontam, ao mesmo tempo, que aumentou o respeito pelas vagas, com a compra ou ativação dos tíquetes, assim como a utilização de cada vaga”, explica o diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanismo, Rodrigo Juliano.

Quando confrontado o montante de horas vendidas e a parcela de veículos multados por desobedecer a rotatividade nos anos de 2020, 2021 e 2022, também foi registrada uma gradativa diminuição, sendo esses percentuais de 1,08%, 0,98% e 0,85%, respectivamente. (Veja o quadro abaixo)

Pós-utilização

O raio-x com os dados dos últimos três anos do E-Digital disponibilizado pela Empro – empresa municipal que desenvolveu o sistema – também aponta aumento significativo na adesão à pós-utilização, opção na qual o motorista que desrespeita a rotatividade tem a opção de pagar logo após ser notificado pelo uso da vaga sem o tíquete e, assim, impedir a geração da multa.

No ano passado, foram pagas 76,7 mil pós-utilizações, enquanto o montante em 2020 havia sido de 33,8 mil – o que significa um aumento de 126%. “Todas essas pós-utilizações significam multas que deixaram de ser aplicadas. Isso evidencia que o objetivo da administração municipal não é multar o cidadão, para fins arrecadatórios, mas garantir que haja efetiva rotatividade das vagas, colaborando com os setores de comércio e serviços”, explicou Juliano.