Saeb 2023: aplicação das provas começa nesta semana em Rio Preto

Avaliação será realizada em todos os municípios brasileiros até 17 de novembro

8 de novembro de 2023
Em Rio Preto, cerca de 4.622 alunos da rede municipal de ensino devem fazer aprova

Começa nesta semana para as 44 unidades de ensino fundamental da rede municipal de Rio Preto a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. As avaliações presenciais se estenderão até o dia 17 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) repactuou o cronograma do Saeb a fim de atender às demandas logísticas de cada unidade da Federação.

A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos no Brasil participem das avaliações. Em Rio Preto, devem realizar a prova cerca de 4.622 alunos da rede municipal de ensino, sendo 270 estudantes do 2º ano, 3.967 do 5º ano e 385 alunos do 9º ano.

Segundo a gerente de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rúbia Louisiana Cumba Pires, o índice é significativo para avaliar a qualidade do ensino. “Com o resultado, enquanto rede, olhamos para nossas unidades escolares em suas individualidades e analisamos onde estão nossas fragilidades e onde estão as nossas potencialidades”, diz ela.

“Desta forma, o índice nos ajuda a traçar metas e caminhos para subsidiar as escolas. Do mesmo modo que olhamos para as escolas, o Governo Federal consegue olhar para as regiões, para os municípios, então é um índice importante para estabelecer políticas públicas”, informa Rúbia Louisiana.

Questionários eletrônicos

Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O Inep iniciou, em setembro, o envio dos links para o preenchimento. O prazo para responder também se encerra em 17 de novembro.

Realidade educacional

Por meio dos questionários, secretários (ou dirigentes) municipais fornecem dados sobre o funcionamento das redes, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.

Diretores de escolas que ofertam educação infantil, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental respondem sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares. Nesses casos, os questionários tratam, ainda, das atividades desenvolvidas, dos recursos disponíveis e da infraestrutura da instituição de ensino. O mesmo vale para diretores das escolas com alunos da 3ª e 4ª séries do ensino médio.

Já os professores fornecem informações sobre formação docente; experiência profissional; condições de trabalho; dificuldades de aprendizagem dos alunos; violência no ambiente escolar; recursos didáticos; e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

No caso dos estudantes, os questionários abordam temas como condição socioeconômica; participação da família; interação com professores e colegas em sala de aula; além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Os formulários dos alunos são aplicados de forma impressa, juntamente com os testes cognitivos.

Corpo docente

Todos os professores com turmas no Saeb devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição de 2023. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.

Saeb

Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.

Raio X da rede

Rúbia Louisiana Cumba Pires, gerente de ensino fundamental da SME, diz que além do Saeb existem mais três avaliações que são realizadas hoje em dia, muito importantes para conhecer, obter um “raio X” da rede e com isso estabelecer metas e objetivos para melhoria constante no processo de educação.

“As primeiras avaliações acontecem a nível escolar são as avaliações diagnósticas e avaliações bimestrais que são realizadas pelos professores da unidade e geram informações para que cada turma possa ser olhada individualmente, para a professora traçar caminhos para que cada aluno adquira as habilidades que são necessárias”, explica Rúbia.

Ela acrescenta: “Nós temos também a Avaliação em Rede, que é uma avaliação nossa a nível municipal, que esse ano foi feita em parceria com a Vunesp. Ela gera índices que são municipais, então além de termos dados da rede temos informações das escolas e das turmas. Essa avaliação nos indica caminhos para traçarmos políticas públicas municipais”.

Além do Saeb, que é federal, e das provas realizadas pela SME no âmbito municipal, existe a avaliação feita pelo Estado, como informa a gerente Rúbia.

“A SME, em conjunto com o Governo do Estado, também participa da avaliação do Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo, onde existe uma parceria de material para trabalhar toda a linha do Currículo em Ação. As crianças passam por essa avaliação que geram índices individuais, inclusive a prova já está marcada para o próximo dia 22. Essa prova é coordenada por uma equipe aqui da secretaria em parceria com a Diretoria de Ensino e com a Vunesp”, diz ela.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e é aplicado a cada dois anos, nele o resultado do desempenho dos estudantes é adicionado as taxas de evasão, aprovação e reprovação de cada unidade escolar (através do Censo Escolar). No último, realizado em 2021, Rio Preto ultrapassou a meta estabelecida no Plano Municipal de Educação (PME), obtendo o resultado de 6.2 nos anos iniciais do ensino fundamental, quando o objetivo estabelecido era 6.

Texto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação
Foto: Secretaria de Educação