Sala do Empreendedor é transferida para Estação Ferroviária

Novo espaço oferece mais comodidade para atender os empresários e futuros empresários

15 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Rio Preto, em parceria com o Sebrae/SP, Associação Comercial (Acirp), Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Assescrip), entregou as novas instalações sala do empreendedor. No local são disponibilizados serviços que visam orientar micro e pequenos empresários na melhoria da gestão de seus negócios e facilitar a abertura de novas empresas.

O prefeito Edinho Araújo afirma que o Poder Público está trabalhando de forma coletiva. “É isso que assegura resultados tão satisfatórios. Quero deixar uma cidade com políticas públicas muito claras, com uma sociedade ativa e protagonista. Vivemos um momento de progresso”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza, a inauguração da Sala do Empreendedor é um momento histórico para a cidade. “Esperamos que o local seja um diferencial para que o empreendedor do município tenha mais vez, mais voz e o apoio para crescer ainda mais. Temos uma vocação para empreender, com pessoas que têm a veia do empreendedorismo e nós precisávamos dar um suporte a elas”, destaca.

A gerente regional do Sebrae, Iroá Arantes, citou número de empresas que são acompanhadas em Rio Preto. Segundo ela, “foram mais de 600 empresários acompanhados somente em 2022, com projetos estruturados, visando aumento de faturamento para as empresas”. Iroá destacou que, após esse respaldo, houve crescimento médio de 39,4%.

A Sala do Empreendedor tem o intuito de centralizar os serviços, com orientações sobre alvarás de funcionamento, vigilância sanitária e corpo de bombeiros, além de instruir os cidadãos sobre viabilidade do MEI, declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas e alteração e baixa de endereços.

O local fornecerá aos empreendedores diversas consultorias e capacitações com temas voltados para gestão, finanças e marketing. Além disso, a sala mantém instituições parceiras de apoio aos empreendedores.

A Sala do Empreendedor está em operação em Rio Preto desde 2018. Em cinco anos, foram mais de 18 mil pessoas atendidas, 1.740 contratos efetivados através do Banco do Povo, com mais de R$ 20 milhões em linhas de crédito disponibilizadas.

Atualmente, o Banco do Povo possui três linhas de crédito disponíveis, Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Emergencial, com taxa de 0,35% ao mês, que disponibiliza até R$ 21 mil parcelados em até 48 meses para pagamento e carência de até 150 dias para vencimento da primeira parcela.

A aprovação da proposta é sujeita à análise de crédito e outras exigências.

Participaram da solenidade Manuel Carlos Torres, presidente da Assescrip, Drica Sanches Diretora de Economia Criativa e Captação de Recursos da Acirp, Maria Cristina Alves diretora regional do Trabalho e Empreendimento e o secretário da Fazenda, Martinho Ravazzi Neto.

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto