Saúde multiplica atendentes para ampliar telemedicina

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou nesta quinta-feira (13/1) a quantidade […]

19 de janeiro de 2022

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria da Saúde, ampliou nesta quinta-feira (13/1) a quantidade de profissionais de atendimento do serviço de telemedicina. O agendamento agora é realizado por 22 profissionais. Antes, duas pessoas estavam dedicadas ao serviço de atendimento telefônico e agendamento.

A ampliação contou com a parceria da Empro – Tecnologia e Informação, empresa pública municipal que funciona no mesmo prédio da Secretaria da Saúde e que cedeu espaço físico e infraestrutura: dos 22 atendentes, 16 estão alocados neste espaço.

Depois do agendamento, o atendimento ao cidadão é feito de maneira remota por 24 profissionais de saúde de diversas áreas, como medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional. “Por meio da telemedicina, podemos realizar as consultas da atenção básica, semelhante ao que é feito nas unidades de saúde. A telemedicina atende casos respiratórios ou não respiratórios”, afirma assessora especial da Saúde Paula Sodré.

Caso necessário, o paciente recebe atestado, receita do medicamento indicado e acesso a exames complementares. Os pacientes com sintomas gripais leves e moderados, como coriza, mal estar, dor no corpo, tosse seca e dor de garganta, podem contar com o serviço de telemedicina. Já quem sente falta de ar deve procurar imediatamente uma unidade de pronto atendimento.

Os agendamentos para consultas por meio da telemedicina são feitos pelos telefones 0800-7722-123 e 0800-7705-870.