Saúde promove campanha Setembro Verde

Tem por objetivo conscientizar sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

21 de setembro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação dos Ostomizados de Rio Preto e Região (AORP), promove neste mês a campanha Setembro Verde, que tem por objetivo conscientizar sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Para divulgar o tema, os recepcionistas das unidades básicas de saúde estão utilizando camiseta, lenço e laço verde. Já os enfermeiros e médicos clínicos e generalistas da Secretaria de Saúde estão passando por capacitação com atualizações quanto ao diagnóstico e tratamento desse tipo de câncer.

Câncer colorretal

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o segundo tipo de neoplasia mais comum em homens e o terceiro entre mulheres. A estimativa é de que dos 596 mil novos casos de câncer que surgem por ano, 36.360 sejam de cólon e reto.

Na maioria dos casos, o tumor surge como um pólipo – lesão frequentemente benigna – que cresce na parede do intestino e pode se tornar maligno caso não seja diagnosticado e retirado a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Para isso, é necessário observar o ritmo intestinal, presença de sangue nas fezes e avaliação de fatores como idade e antecedentes familiares. Quando diagnosticado no início é altamente curável.