Saúde vacina mais de 1.000 lactantes com doses remanescentes Contra o Covid

A Secretaria Municipal de Saúde atingiu nesta quarta-feira ( 7) a marca de l.000 lactantes vacinadas com doses remanescentes da […]

7 de julho de 2021

A Secretaria Municipal de Saúde atingiu nesta quarta-feira ( 7) a marca de l.000 lactantes vacinadas com doses remanescentes da vacina contra o Coronavírus. A vacinação está sendo feita com base em um cadastro disponibilizado às interessadas e o chamamento é feito assim que as doses estejam disponíveis nas unidades, de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

O atendimento às lactantes continuará garantido, agora por lei específica. O prefeito Edinho Araújo encaminhou à Câmara Municipal projeto de lei que prevê a preferência de vacinação para este grupo de pessoas com as doses remanescentes de vacina, com ou sem comorbidades.

O projeto que será analisado pelos vereadores prevê que a vacinação das lactantes estará condicionada ao preenchimento de um cadastro online disponibilizado no site da Prefeitura. As lactantes serão contactadas pelas Unidades de saúde de acordo com a disponibilidade de doses remanescentes do dia.

A proposta prevê ainda que a vacinação das lactantes será feita mediante a apresentação de documento pessoal com foto, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança e atestado médico comprobatório da amamentação. As lactantes que não apresentarem o atestado médico poderão preencher uma auto declaração de lactante respondendo legalmente pela veracidade da mesma.

O Programa Nacional de Imunização não considera como prioritário para vacinação o grupo das lactantes. “ Entendemos que trata-se de um importante compromisso com a vida, garantindo a elas e seus filhos a prevenção contra esse o Coronavírus”, disse o prefeito Edinho Araújo ao encaminhar o projeto à Câmara.

Projeto de lei aprovado anteriormente pela Câmara para a vacinação das lactantes foi vetado pelo Executivo porque a Procuradoria Geral do Município constatou que houve vício de iniciativa.